Arquidiocese do Rio de Janeiro

32º 17º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 21/09/2017

21 de Setembro de 2017

CRB divulga nota sobre situação no Brasil

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

21 de Setembro de 2017

CRB divulga nota sobre situação no Brasil

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

18/12/2015 14:03 - Atualizado em 18/12/2015 14:03
Por: Rádio Vaticano

CRB divulga nota sobre situação no Brasil 0

CRB divulga nota sobre situação no Brasil / Arqrio

A CRB Nacional Conferência dos Religiosos do Brasil, divulgou na manhã da última quinta-feira, 17 de dezembro, uma nota sobre a situação política atual do Brasil. A Conferência acredita que os conflitos e tensões vividos e assistidos todos os dias pelo povo brasileiro colocam em risco a democracia, e além do mais aumenta o sofrimentos daqueles que estão à margem da sociedade.

"A situação caótica do Brasil, repleta de escândalos de corrupção, tensão entre os três Poderes da República, alta da inflação, crise do desemprego e tantos outros problemas sociais e ambientais, não legitima nenhum movimento que enfraqueça a democracia, pois o atual Regime Democrático consolidou-se com lutas e sofrimentos em tempos recentes. Neste sentido, a Conferência dos Religiosos do Brasil é contrária a tudo aquilo que é nocivo ao amadurecimento do País como nação desenvolvida e favorável à verdade", diz trecho da carta.

A Presidência da República, o Supremo Tribunal Federal, o Senado Federal  e Câmara dos Deputados foram os principais destinatários da presente carta.

Leia a íntegra da carta:

Querido Brasil, nossa casa comum

A Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB Nacional - com 61 anos de existência e que lidera 40 mil religiosas e religiosos – Irmãs, Irmãos e Sacerdotes – em todo o território nacional, expressa preocupação pela situação econômica e política do País, conjuntura que põe em risco os avanços sociais e os processos democráticos conquistados e que agrava o sofrimento da população brasileira, em particular a camada mais pobre, as crianças e os jovens.

A situação caótica do Brasil, repleta de escândalos de corrupção, tensão entre os três Poderes da República, alta da inflação, crise do desemprego e tantos outros problemas sociais e ambientais, não legitima nenhum movimento que enfraqueça a democracia, pois o atual Regime Democrático consolidou-se com lutas e sofrimentos em tempos recentes. Neste sentido, a Conferência dos Religiosos do Brasil é contrária a tudo aquilo que é nocivo ao amadurecimento do País como nação desenvolvida e favorável à verdade.

Embora a CRB tenha sido criada somente em 1954, os Religiosos e as Religiosas sempre fizeram parte da história do Brasil, desde o ano de 1500, construindo a história junto com o povo, evoluindo como Nação, avançando na constituição geográfica, entristecendo-se nos fracassos e alegrando-se nas conquistas. E hoje nesta grave situação política e econômica pela qual passa o querido Brasil, a Vida Religiosa Consagrada do Brasil deseja permanecer de pé, firme, junto com o povo, a garantir os avanços políticos e a construir um País mais justo e mais transparente.

A Conferência dos Religiosos do Brasil está a serviço do povo brasileiro, em particular o mais sofrido e excluído, atuando em várias frentes: educação, saúde, assistência social, obras de misericórdia, violência contra as mulheres, tráfico de pessoas, migrantes, para o bem de crianças, jovens, adultos, idosos, mulheres, pessoas com necessidades especiais, etc.

A CRB, embasada nos valores humanos e cristãos, acredita que é possível um Brasil melhor, conforme o Reino de Deus, que é justiça e paz.

Que Nossa Senhora Aparecida ilumine as lideranças do nosso país e conduza o povo brasileiro nos caminhos da justiça e da paz.

Brasília, 15 de dezembro de 2015

Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad

Presidente da CRB Nacional

Foto: AP

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.