Arquidiocese do Rio de Janeiro

30º 15º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 27/05/2019

27 de Maio de 2019

Jubileu: Albergue da Cáritas terá Porta Santa da Caridade

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

27 de Maio de 2019

Jubileu: Albergue da Cáritas terá Porta Santa da Caridade

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

09/12/2015 16:34 - Atualizado em 09/12/2015 16:34
Por: Rádio Vaticano

Jubileu: Albergue da Cáritas terá Porta Santa da Caridade 0

Jubileu: Albergue da Cáritas terá Porta Santa da Caridade / Arqrio

Entre as tantas novidades deste Jubileu da Misericórdia, está a abertura da Porta Santa da Caridade no Albergue da Cáritas na Via Marsala, centro de Roma. A porta foi projetada pelo artista Padre Marko Ivan Rupnik e será descerrada no dia 10 de dezembro pelo Cardeal Vigário Agostino Vallini, junto com a inauguração do Albergue Don Luigi Di Liegro e o Refeitório “São João Paulo II”. O Papa Francisco atravessará  a Porta na tarde do dia 18.

As duas estruturas de acolhida da Caritas diocesana reabrirão após os trabalhos de reforma iniciados em 2010. A cerimônia de inauguração contará com a presença, entre outros, do Secretário Geral da Conferência Episcopal Italiana, Dom Nunzio Galantino.

O Albergue “Don Luigi Di Liegro” foi aberto oficialmente em 2 de junho de 1987, numa iniciativa do então Diretor da Caritas, a quem agora é dedicado, em um imóvel colocado à disposição pela Ferrovia do Estado e desde o início funciona em parceria com a Prefeitura de Roma.  Pensado como local confortável e acolhedor para hospedar pessoa sem-teto por um breve período, conta com o apoio de profissionais de diversas áreas, agentes sociais e voluntários. “Desde 1987 – explica a Caritas de Roma – mais de 11 mil sem-teto encontraram abrigo temporário no Albergue, 188 a cada noite, que além da assistência imediata, uma cama, banho, refeição, roupa limpa, encontraram pessoas dispostas em ouvi-los, em responder a seu pedido de ajuda, em dar uma palavra de conforto e, quando possível, encontrar para eles  um local permanente”.

Ligado ao Albergue está o refeitório, que a cada noite serve mais de 500 refeições à pessoas em dificuldades e que são encaminhados pelos centros de acolhida paroquiais e pelos serviços municipais. Em 2010, foram iniciados importantes reformas  no local, com a ampliação de espaços para uma melhor acolhida, além de poder oferecer novos serviços de socialização e para o voluntariado.

Foto: ANSA

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.