Arquidiocese do Rio de Janeiro

26º 22º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 24/05/2019

24 de Maio de 2019

Apresentado ao Papa Francisco Evangeliário da Misericórdia

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

24 de Maio de 2019

Apresentado ao Papa Francisco Evangeliário da Misericórdia

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

04/12/2015 13:18 - Atualizado em 04/12/2015 13:19
Por: Rádio Vaticano

Apresentado ao Papa Francisco Evangeliário da Misericórdia 0

Apresentado ao Papa Francisco Evangeliário da Misericórdia / Arqrio

Foi apresentado ao Pontífice na manhã desta quinta-feira, na Sala dos Papas, no Vaticano, o Evangeliário da Misericórdia. Trata-se do livro com os Evangelhos dominicais e festivos do Jubileu da Misericórdia, ilustrados por belíssimos mosaicos do sacerdote jesuíta, Pe. Marko Ivan Rupnik. O presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella – responsável pelo prefácio do livro – também participou da apresentação do volume ao Santo Padre.

Veja no YouTube

A esse propósito, a Rádio Vaticano entrevistou o Pe. Rupnik. Eis o que disse:

Pe. Marko Ivan Rupnik: “O Evangeliário é o livro do qual são lidos os Evangelhos durante a Liturgia. É um livro que se apresenta num modo mais litúrgico, mais solene e que é levado em procissão. Os Paulinos fizeram uma edição realmente muito bem elaborada, preparando todos os textos que serão lidos durante este ano do Jubileu, nos domingos e nos dias festivos, e sempre dando destaque para a misericórdia. Esse realce é feito também de modo visível com obras de arte que se encontram no Evangeliário, que são mosaicos e que não são somente uma ilustração decorativa: através de imagens, gestos e cores os mosaicos ressaltam aspectos teológicos da misericórdia.”

RV: Pode nos dar um exemplo de mosaico?

Pe. Marko Ivan Rupnik: “Dou o exemplo do primeiro mosaico, que se encontra no frontispício e que se vê quando o diácono leva o Evangeliário em procissão até o ambão, do qual se proclama o Evangelho. No frontispício encontra-se um mosaico real: a edição que foi entregue ao Santo Padre é um mosaico propriamente dito; não é uma fotografia, mas é um mosaico em miniatura, que inclusive tecnicamente é uma coisa muito difícil porque há pedras que têm menos da metade de um milímetro. Nele está Cristo Crucificado sacerdote, porque propriamente no Magistério de Francisco se pode realmente entender que a misericórdia está inserida no sacerdócio de Cristo: e quem melhor que a Carta aos Hebreus representa o sacerdote que é Cristo em chave da misericórdia? Porque Ele, passando pela provação em tudo como todos os homens e sendo totalmente solidário com o povo em tudo – exceto no pecado –, tornou-se um sacerdote misericordioso. É propriamente mediante o passar pela provação como todos os homens do nosso tempo que se torna misericordiosos. Isso me parece muito importante, porque Francisco ressalta que a Igreja deve assumir o destino do homem dos nossos tempos. Na parte de trás do Evangeliário encontra-se a imagem do logotipo do Jubileu, que é propriamente a imagem inspirada por Santo Efrém o Sírio, que desce aos infernos e coloca nos ombros a ovelha perdida, que é a humanidade, que é Adão e toda a sua descendência. Ali há esse encontro de olhares, porque – como dizia Santo Atanásio – em Cristo Deus aprendeu a viver como homem, a fim de que possamos aprender a viver segundo Deus.”

RV: Como foi o encontro com o Papa?

Pe. Marko Ivan Rupnik: “Muito bonito! Realmente, me comoveu bastante, porque vi que o Papa tem verdadeiramente a peito essa questão da misericórdia, quer uma Igreja evangelizadora e não uma Igreja circunspecta e preocupada com suas coisas. É uma Igreja voltada para sua inserção no mundo. É realmente belo... Além disso, pessoalmente, foi uma grande bênção ver que essas imagens falam.”

RV: A misericórdia está efetivamente no centro deste Pontificado...

Pe. Marko Ivan Rupnik: “Creio que sim! Creio que isso se vê muito claramente, creio também que este Magistério que se atém ao essencial, ao abc da nossa fé: não se trata tanto de ensinar, mas de mostrar...”

Foto: ANSA

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.