Arquidiocese do Rio de Janeiro

33º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 12/11/2018

12 de Novembro de 2018

CNBB participa de mobilização católica pelo clima

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

12 de Novembro de 2018

CNBB participa de mobilização católica pelo clima

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

01/10/2015 16:41 - Atualizado em 01/10/2015 16:41
Por: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

CNBB participa de mobilização católica pelo clima 0

CNBB participa de mobilização católica pelo clima / Arqrio

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou, no mês de setembro, apoio à Petição Católica pelo Clima, uma iniciativa mundial em favor da renovação da relação das atuais e futuras gerações com o planeta, a “casa comum”.

A petição é organizada pelo Movimento Católico Global pelo Clima, uma coalizão internacional, “constituída por leigos e leigas, religiosos e religiosas, clérigos, teólogos, cientistas e ativistas, pessoas de diferentes continentes e estilos de vida, unidos pela fé católica”, que pretendem colaborar com o movimento de renovação das relações do ser humano com a criação e consigo mesmo. A inspiração está no conceito de Ecologia Integral abordado na encíclica do papa Francisco, Laudato Si', e tem o objetivo de motivar o debate sobre as mudanças climáticas.

Em carta, a Conferência recorda seu engajamento histórico “na luta em defesa dos mais pobres”. A CNBB “exorta as pessoas católicas e todas as de boa vontade a assinarem esta importante petição, pensando no cuidado e proteção da natureza, presente de Deus à humanidade”, diz o texto.

Pedidos

Três itens compõem a Petição Católica pelo Clima, que será entregue aos líderes mundiais que estarão reunidos, em Paris, na França, para a 21ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP21). O primeiro refere-se à inclusão da dimensão ética e moral no debate sobre o clima. O segundo ponto pede a redução drástica das emissões de carbono na natureza. Por fim, o movimento recomenda a ajuda aos países pobres no enfrentamento dos impactos causados pelas mudanças climáticas.

Caritas

A petição foi apresentada ao papa Francisco pelo arcebispo de Manila, nas Filipinas, e presidente da CaritasInternacionalis, cardeal Luis Antonio Tagle, em janeiro deste ano, por ocasião da visita papal ao país.

Para saber mais e participar da iniciativa, acesse o site catholicclimatemovement.global/pt/.

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.