Arquidiocese do Rio de Janeiro

25º 13º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 19/07/2019

19 de Julho de 2019

Biblioteca online com documentos vaticanos já está no ar

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

19 de Julho de 2019

Biblioteca online com documentos vaticanos já está no ar

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

30/09/2015 17:28 - Atualizado em 30/09/2015 17:29
Por: Rádio Vaticano

Biblioteca online com documentos vaticanos já está no ar 0

Biblioteca online com documentos vaticanos já está no ar / Arqrio

Já está no ar o site que é uma biblioteca online dedicada a documentos vaticanos propostos pelo Magistério Pontifício sobre a Comunicação. O www.chiesaecomunicazione.com coloca à disposição trechos selecionados de mais de 1100 documentos traduzidos em várias línguas, inclusive em português, do primeiro ao vigésimo século. O navegador é quem guia o usuário a explorar as fontes disponíveis em rede.
 
Uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 30 de setembro, na sala João Paulo II no Vaticano, apresentou o projeto da biblioteca que leva o nome de: “Online todo o Magistério Pontifício sobre a Comunicação. De Baragli aos nossos dias”. A referência de Enrico Baragli, sj (1908-2001), conduz a iniciativa por ter sido um pioneiro na Igreja italiana no estudo dos instrumentos da comunicação social.
 
A biblioteca online serve como recurso para teólogos, profissionais da comunicação e público em geral, num ambiente aberto à colaboração porque é um trabalho que continuará sendo atualizado nos próximos meses para então publicar sua versão definitiva. O conteúdo disponível também pode ajudar o trabalho daqueles que se ocupam da formação dos futuros sacerdotes e responsáveis da Igreja no setor da comunicação, além de quem promove seminários e outras atividades de formação.
 
O Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, presente na coletiva de imprensa, falou que o projeto “é particularmente precioso porque reúne e coloca à disposição de um público sempre mais amplo uma longa tradição de ensino e de reflexão da parte da Igreja próprio sobre sua centralidade da comunicação. Os materiais por si só são extremamente significativos porque mostram como a Igreja, durante toda a sua história, procurou enfrentar as mudanças dos meios e das formas de comunicação que tem formado a cultura e a sociedade humana”.
 
Essa reflexão em formato digital também é um desafio para melhor transmitir a mensagem cristã. Segundo Dom Celli, “esta coleção nos permite apreciar como os modos e os meios da Igreja para expressar a sua mensagem se transformaram no decorrer dos anos, junto às mudanças e ao desenvolvimento nas formas e nas tecnologias da comunicação de massa. Aquilo que emerge é um esforço constante por parte da Igreja para garantir que a boa notícia do Evangelho seja conhecida pelos contemporâneos, em modos culturalmente apropriados e que realizem plenamente as potencialidades dos novos modelos de comunicação e das tecnologias em via de desenvolvimento”.
 
A plataforma, promovida pelo Pontifício Conselho da Comunicação Social, é organizado por professores da Faculdade de Ciências da Comunicação Social da Universidade Pontifícia Salesiana de Roma e recebe a colaboração da Livraria Editoria Vaticana e do site Vatican.va. O site é o www.chiesaecomunicazione.com.

Foto: AP

 

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.