Arquidiocese do Rio de Janeiro

28º 20º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 22/07/2019

22 de Julho de 2019

Cantate Domino: gravação inédita na Capela Sistina

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

22 de Julho de 2019

Cantate Domino: gravação inédita na Capela Sistina

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

09/09/2015 17:20 - Atualizado em 09/09/2015 17:21
Por: Rádio Vaticano

Cantate Domino: gravação inédita na Capela Sistina 0

Cantate Domino: gravação inédita na Capela Sistina / Arqrio

A Capela Sistina, local que guarda os segredos das escolhas dos pontífices, foi palco da gravação do álbum Cantate Domino, que inclui músicas escritas por Palestrina, Lassus e Victoria durante o Renascimento, justamente para a Capela Sistina. Ele inclui ainda dois cantos gregorianos e uma gravação inédita mundial da versão original do Allegri Miserere. O Papa receberá a primeira cópia do álbum, que será lançado em 25 de setembro.

As peças são cantadas em latim, como os compositores pretendiam. O Coral da Capela Sistina tem 20 cantores adultos e 30 adolescentes. Um dos cantores, Mark Spyropoulos, é o primeiro membro britânico em tempo integral do coro, que é dirigido por Massimo Palombella.

A respeito desta gravação, o Maestro Palombella afirmou que "após um período intensivo de estudo e bolsas de estudo em música sacra no Renascimento e sua pertinência estética, nós chegamos ao ponto de fazer a primeira gravação comercial, neste local notável”.

Intérpretes de renome, como a cantora de ópera italiana Cecilia Bartoli e o maestro de coros italiano, Roberto Gabbiani, participaram das gravações, que foram realizadas utilizando um estúdio especialmente construído pela Deutsche Grammophon, com a mesa de mixagem colocada em uma ante-sala.

A produtora do CD indicada ao Grammy, Anna Barry, descreveu como um "privilégio arrebatador" poder gravar entre os afrescos de Michelangelo. 

Foto: AFP

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.