Arquidiocese do Rio de Janeiro

33º 24º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 17/11/2018

17 de Novembro de 2018

Dom Waldemar Dalbello é membro de departamento do Celam

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

17 de Novembro de 2018

Dom Waldemar Dalbello é membro de departamento do Celam

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

20/08/2015 13:40 - Atualizado em 20/08/2015 13:45
Por: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Dom Waldemar Dalbello é membro de departamento do Celam 0

Dom Waldemar Dalbello é membro de departamento do Celam / Arqrio

O bispo coadjutor da diocese de Luziânia (GO), dom Waldemar Passini Dalbello, foi nomeado pelo Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) membro do Departamento de Missão e Espiritualidade, para o quadriênio 2015-2019. O bispo brasileiro representará a Região Cone Sul, que compreende, além do Brasil, o Uruguai, o Paraguai, a Argentina e o Chile.

A escolha foi realizada durante a XXXV Assembleia Ordinária do Celam, realizada em Santo Domingo, na República Dominicana, entre os dias 12 e 15 de maio.

O departamento acompanha atividades relacionadas à catequese, liturgia, piedade popular e santuários e Missão Ad Gentes. É composto por cinco membros, divididos por regiões da América Latina e do Caribe.

Dom Waldemar pretende contribuir com as atividades de apoio, estímulo e diálogo do departamento, à luz do Documento de Aparecida. “A expectativa é fomentar, nas diversas áreas da Igreja, a mentalidade e os princípios do documento de Aparecida, que inclusive entra no magistério do papa Francisco”, disse.

Em comunicado aos presidentes das Comissões Episcopais das diversas Conferências, o arcebispo de Salta, na Argentina, e presidente do Departamento de Missão e Espiritualidade do Celam, dom Mario Antonio Cargnello, colocou o setor à disposição para que, “em comunhão, seja possível construir na América Latina e no Caribe uma Igreja ‘em saída’ missionária, pobre para os pobres”.

Trajetória

Dom Waldemar Dalbello foi ordenado presbítero em 3 de dezembro de 1994. Atuou como vigário geral da arquidiocese de Goiânia, responsável pelo Vicariato da Cultura e Educação e vice-presidente da Sociedade Goiana de Cultura. Sua nomeação para bispo auxiliar de Goiânia deu-se no dia 30 de dezembro de 2009, sendo ordenado em março do ano seguinte.

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, como bispo referencial para a Pastoral Vocacional/Serviço de Animação Vocacional e para a Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (Osib). Também foi bispo referencial no regional Centro-Oeste da CNBB para o Setor Universidades e a Pastoral da Educação.

Atualmente, o bispo atua na Comissão de Ministérios e Vida Consagrada do regional Centro-Oeste. Em âmbito nacional, é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé.

Foto: CNBB

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.