Arquidiocese do Rio de Janeiro

33º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 12/11/2018

12 de Novembro de 2018

Dom João Carlos Petrini apresenta na coletiva subsídios que valorizam a família

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

12 de Novembro de 2018

Dom João Carlos Petrini apresenta na coletiva subsídios que valorizam a família

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

16/04/2013 16:44
Por: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Dom João Carlos Petrini apresenta na coletiva subsídios que valorizam a família 0

O bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família da CNBB, Dom João Carlos Petrini, participou na tarde desta segunda-feira, 15 de abril, da coletiva de imprensa realizada no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.

Dom Petrini falou sobre o lançamento da edição 2013 do subsídio “Hora da Família”, que contem sete roteiros para encontro de famílias, normalmente usado durante a Semana da Família que acontece no mês de agosto, mas que também pode ser uma ferramenta em qualquer época do ano. O subsídio contem ainda dez histórias de casais santos ou a caminho da santidade com processo aberto para beatificação.

— São dez casais para dizer como a vida de família também se move durante o horizonte da santidade partilhada entre marido e mulher, ressaltou o bispo.

O bispo explica que o tema ressalta a transmissão da fé por parte dos pais às suas crianças, uma vez que, geralmente, acumulam atividades profissionais que acabam absorvendo os momentos de lazer e diálogo que teriam com os filhos.  Desse modo, o subsídio traz o tema da educação da fé, que segundo dom Petrini, “deveria acontecer através de palavras e gestos”.

Dom Petrini também falou sobre o Manual de Bioética, contendo 80 páginas, que fará parte da mochila dos jovens peregrinos da JMJ, que acontecerá no Rio de Janeiro, em julho próximo. O manual será produzido na quantidade de duas mil cópias e em quatro línguas.

— Este é um sinal concreto da colaboração que já existe há muito tempo entre a Comissão Vida e Família e a Comissão da Juventude na CNBB, lembrou o bispo.

Também será lançada a publicação “Cristo nos ensina a amar”, com 30 perguntas e respostas que ajuda os jovens a refletirem sobre qual caminho é melhor para viver o amor e ser feliz dentro da realidade de hoje.

O bispo de Camaçari (BA) contou que está em andamento a constituição de algumas comissões diocesanas de valorização, promoção e defesa da vida em cada diocese do Brasil.

— A finalidade das comissões é ajudar, especialmente, os adolescentes das escolas a compreender a beleza e a grandiosidade da vida humana, além de destacar como ela pode ser amada, valorizada, acolhida e defendida nas diversas etapas da história.

No final de sua fala, Dom Petrini recordou que, no último final de semana de maio, haverá a Peregrinação Nacional da Família, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

— Já estamos na 5ª edição e nossa intenção é ajudar as pessoas a compreender a beleza do amor humano quando vivido em Cristo e como a comunhão entre marido e mulher para gerar filhos constitui caminho de realização humana e uma fonte inesgotável de realização.

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.