Arquidiocese do Rio de Janeiro

33º 24º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 18/11/2018

18 de Novembro de 2018

Diocese de Duque de Caxias completa 34 anos de fundação e homenageia seu primeiro bispo, dom Mauro Morelli

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

18 de Novembro de 2018

Diocese de Duque de Caxias completa 34 anos de fundação e homenageia seu primeiro bispo, dom Mauro Morelli

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

14/07/2015 00:00 - Atualizado em 23/07/2015 16:19
Por: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Diocese de Duque de Caxias completa 34 anos de fundação e homenageia seu primeiro bispo, dom Mauro Morelli 0

O bispo emérito de Duque de Caxias (RJ) e um dos maiores expoentes no combate à fome no Brasil, dom Mauro Morelli, foi homenageado com uma missa em comemoração ao seu jubileu e também da diocese, que completa 34 anos de fundação. A celebração foi realizada no último domingo, 12 de julho, na Catedral de Santo Antônio.

A comemoração refere-se aos 50 anos de sacerdócio e 40 anos do episcopado de dom Mauro, além da antecipação de seu aniversário de 80 anos, a ser completado em setembro. Dom Mauro foi o primeiro bispo da diocese de Duque de Caxias e permaneceu à frente da Igreja nos municípios de Duque de Caxias e São João de Meriti (RJ) por 24 anos. Atualmente, o bispo emérito dedica-se às causas humanitárias, principalmente em busca de melhores condições de alimentação para a população.

Participaram da celebração padres e bispos de várias arquidioceses e dioceses do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre eles, o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, e o arcebispo metropolitano de Niterói, dom José Francisco, que sucedeu dom Mauro no governo pastoral da diocese da Baixa Fluminense antes de ser nomeado arcebispo.

Diocese de Duque de Caxias

A Diocese de Duque de Caxias foi criada em 11 de outubro de 1980, pela Bula Qui Divino Concilio, do papa João Paulo II e teve como primeiro bispo, dom Mauro Morelli. A diocese foi desmembrada das dioceses de Petrópolis e Nova Iguaçu. Atualmente, dom Tarcísio Nascentes dos Santos é o bispo diocesano.

Dom Mauro Morelli

Nascido em Avanhandava (SP), dom Mauro foi ordenado sacerdote em abril de 1965. Nomeado bispo auxiliar de São Paulo em 1974, escolheu como lema “Vem, Senhor Jesus!”. Durante sua trajetória episcopal, entre outras coisas, foi vigário geral da arquidiocese de São Paulo no período 1975-1981, e bispo de Duque de Caxias de 1981 a 2005, quando pediu a renúncia do governo pastoral para se dedicar ao combate à fome. 

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.