Arquidiocese do Rio de Janeiro

33º 24º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 18/11/2018

18 de Novembro de 2018

Vitória recebe 9º Mutirão de Comunicação

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

18 de Novembro de 2018

Vitória recebe 9º Mutirão de Comunicação

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

16/07/2015 14:28 - Atualizado em 16/07/2015 14:28
Por: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Vitória recebe 9º Mutirão de Comunicação 0

Vitória recebe 9º Mutirão de Comunicação / Arqrio

Com o tema central “Ética nas Comunicações”, começou na última quarta-feira, 15 de julho, o 9º Mutirão de Comunicação (Muticom), em Vitória (ES). O encontro prosseguirá com uma programação diversificada até o próximo dia 18, com palestras, debates, grupos de trabalho, apresentação de modelos de comunicação, além de atividades culturais. Cerca de mil pessoas, entre jornalistas, profissionais de comunicação, agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), bispos, padres e religiosos participam do evento.

Os participantes foram acolhidos pelo arcebispo de Vitória, dom Luiz Manchilha Vilela. “Temos uma grande notícia para dar: Jesus Cristo está vivo”, disse. Sobre o tema central, o arcebispo lembrou que há uma crise de ética. “Que sejamos bons comunicadores, éticos, para termos um Brasil melhor”, desejou.

O tema central do encontro foi abordado na palestra de abertura pelo doutor em comunicação, padre Gildásio Mendes. Para o sacerdote, os problemas ocasionados pelo crescente uso da tecnologia não nascem exatamente neste uso, mas sim nas famílias, na sociedade. “Se a pessoa demonstra pouca educação na internet, é porque tem pouca educação na sua casa, em sua vida real. Se é violenta no ambiente digital, é porque assim o é na vida real. A tecnologia é consequência, não a causa”, explicou. Padre Gildásio falou do papa Francisco como um exemplo de amor ético comunicativo, por meio de suas atitudes e mensagens simples e simbólicas, “cheias de amor”.

Programação

Nesta edição, um dos destaques da programação é a presença do escritor, repórter e apresentador, Caco Barcellos. Na sexta-feira, dia 17, ele falará aos participantes sobre “A espetacularização da notícia”.

Entre os palestrantes também estão o bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), dom Leomar Brustolin; o jornalista Elson Faxina e o padre Joãozinho.

O Muticom é um projeto da Comissão de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizado a cada dois anos, a fim de proporcionar a troca de experiências e promover o conhecimento e ideias no campo da comunicação.

Comitiva alemã

Durante visita ao Brasil, integrantes da Comissão de Comunicação da Conferência Episcopal Alemã, a Adveniat, também participarão do encontro. O presidente da Adveniat, dom Gebhard Fürst, tratará do tema “Internet e Redes Sociais”.

Segundo o diretor do Instituto de Filosofia e Teologia da arquidiocese de Vitória (IFTAV), o grupo vem ao Brasil conhecer a realidade dos veículos de comunicação voltados à evangelização no país, assim como as redes de rádio e TV. 

Feira de Comunicação

Outra atração do 9º Muticom é a Feira da Comunicação, atividade complementar ao debate proposto no encontro. O objetivo da feira é congregar as pessoas, o conhecimento e a troca de experiência entre os participantes e os expositores que, segundo a integrante da Comissão de Organização, Liandra Zanette, “possuem perfil bem variados". Na feira, que funciona todos os dias do encontro, no mesmo horário das atividades, é possível encontrar artesanatos locais e lembranças capixabas.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.