Arquidiocese do Rio de Janeiro

37º 23º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 16/12/2018

16 de Dezembro de 2018

Bula de convocação do Concílio Vaticano II será apresentada em maio

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

16 de Dezembro de 2018

Bula de convocação do Concílio Vaticano II será apresentada em maio

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

11/04/2013 16:28
Por: Rádio Vaticano

Bula de convocação do Concílio Vaticano II será apresentada em maio 0

Por ocasião dos 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, o Arquivo Secreto Vaticano e Scrinium, apresentarão, dia 7 de maio, na Sala Antiga do Sínodo, a “Exemplaria Praetiosa V – Humanae Salutis”, edição da Bula de convocação do Concílio Vaticano II conforme o documento original, conservado no Arquivo Secreto Vaticano.

A tiragem rigorosamente limitada e certificada pelo Prefeito do Arquivo Pontifício é a reprodução perfeita da Bula papal, assinada pelo Beato João XXIII e por 61 cardeais. O solene documento, que leva o selo do Papa João XXIII, anunciou ‘um evento memorável para toda a história da humanidade”.

Através um intenso trabalho de arquivos sobre os documentos encontrados, o Prefeito do Arquivo Secreto Vaticano, Dom Sergio Pagano – que redigiu o Comentário histórico-ilustrativo da obra – repassa as complexas etapas da primeira elaboração da Bula de convocação, dando conta das variações subsequentes nas muitas notas críticas, incluindo as intervenções no texto preparatório do próprio Beato João XXIII.

O precioso volume de comentários vem acompanhado de fotografias raras de arquivo, dos momentos marcantes do grande evento conciliar, como o anúncio do Papa João XXIII na Basílica São Paulo fora-dos-Muros, em 25 de Janeiro de 1959; a leitura pública e solene da Bula de convocação junto à Porta Santa da Basílica vaticana na manhã de Natal de 1961; o intenso trabalho preparatório do Concílio e, por fim, a inauguração da Assembleia em 11 de Outubro de 1962. Além disto, o comentário propõe um esboço histórico dos cardeais assinantes da Bula, com os seus perfis bibliográficos, acompanhados por fotografia e pelo brasão de cada purpurado.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.