Arquidiocese do Rio de Janeiro

38º 22º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 14/12/2018

14 de Dezembro de 2018

Papa Francisco chega esta quarta-feira à Bolívia

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

14 de Dezembro de 2018

Papa Francisco chega esta quarta-feira à Bolívia

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

08/07/2015 14:25 - Atualizado em 08/07/2015 14:29
Por: Rádio Vaticano

Papa Francisco chega esta quarta-feira à Bolívia 0

Papa Francisco chega esta quarta-feira à Bolívia / Arqrio

Depois de muita expectativa, finalmente Francisco chega esta quarta-feira à Bolívia, que aguarda há 27 anos a visita de um Papa.

Programação

A cerimônia de boas-vindas será realizada à tarde, no aeroporto internacional de El Alto, a escala internacional mais alta do mundo, a mais de quatro mil metros de altitude. Em La Paz, Francisco realizará a visita de cortesia ao Presidente Evo Morales e, na Catedral, encontrará as autoridades civis. À noite, o Papa deixará a capital em direção a Santa Cruz de la Sierra, o centro econômico boliviano.

Desigualdades

Desde a visita de João Paulo II, o cenário político boliviano sofreu grandes transformações, mas no aspecto social, os desafios permanecem – visíveis nos rostos indígenas descartados pelo sistema. Caminhando pelos anéis concêntricos que compõem Santa Cruz, a imagem é de simplicidade, como uma cidade interiorana brasileira: poucos prédios e muitos sobrados mal conservados em estilo colonial.

Com cerca de dois milhões de habitantes, é a cidade mais populosa do país, com mais de 500 anos de história. Situada no oeste da Bolívia, Santa Cruz é bem diferente da maior parte das cidades bolivianas nos Andes. Mas não esconde uma característica comum de toda a América Latina: o abismo entre ricos e pobres. Na periferia, luxuosos condomínios fechados se isolam das mazelas sociais, das crianças que mendigam pelas ruas.

Frutos evidentes

E é a esta sociedade desigual que o Papa deixará a sua mensagem. Depois de ressaltar o valor da família no Equador, de acariciar os idosos, de falar ao mundo acadêmico, a atenção de Francisco aqui na Bolívia se dirigirá aos movimentos sociais, reunidos em Santa Cruz para seu II Encontro Mundial, e aos encarcerados. Sobre a expectativa para a chegada do Papa, o Programa Brasileiro entrevistou o responsável nacional pela Pastoral Carcerária Boliviana e coordenador da visita de Francisco ao cárcere de Palmasola, o brasileiro Leonardo da Silva, Cssp. Para o sacerdote, antes da chegada do Papa, já é possível ver os frutos desta visita.

Foto: Arquivo 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.