Arquidiocese do Rio de Janeiro

28º 20º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 22/07/2019

22 de Julho de 2019

Encontro no Vaticano debaterá assistência aos idosos em fins de vida

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

22 de Julho de 2019

Encontro no Vaticano debaterá assistência aos idosos em fins de vida

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

25/02/2015 10:30 - Atualizado em 25/02/2015 10:31
Por: Rádio Vaticano

Encontro no Vaticano debaterá assistência aos idosos em fins de vida 0

O Vaticano tratará da questão da assistência aos idosos no fim de vida em um encontro nos dias 5, 6 e 7 de março, promovido pela Pontifícia Academia para a Vida. O encontro será na Sala Nova do Sínodo e terá o tema “Assistência ao idoso e terapias paliativas”.

Serão abordados “aspectos específicos como a atenção médica aos idosos com enfermidades crônicas e degenerativas” ou “as diretrizes éticas para um bom acompanhamento dos idosos que estão próximos da morte”.

Agenda do encontro

Na primeira sessão, os participantes vão trocar opiniões sobre temas como “o uso e abuso de analgésicos nas terapias paliativas, os cuidados de enfermagem ou o processo de tomada de decisões clínicas para os idosos no fim de suas vidas”.

O segundo dia será dedicado às “perspectivas éticas antropológicas” e dirigirá a atenção às relações com as pessoas anciãs nos âmbitos “familiar, social e hospitalar”. Também serão analisadas as “diretrizes éticas do acompanhamento à morte e o respeito da dignidade, evitando formas de abandono ou eutanásia”.

A assembleia se encerrará com palestras dedicadas “à espiritualidade do idoso nos últimos anos, aspectos legais do final da vida, os cuidados pastorais e o papel da família”.

No dia 6 de março, será organizado um debate aberto ao público para que “estudiosos, agentes de saúde, agentes de pastoral e estudantes discutam sobre assuntos relacionados à terceira idade a partir de diferentes perspectivas: teológico-filosófica, ética, médica, cultural e social”.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.