Arquidiocese do Rio de Janeiro

21º 16º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 17/07/2019

17 de Julho de 2019

Francisco e a Cúria chegam a Ariccia. Começam os Exercícios Espirituais

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

17 de Julho de 2019

Francisco e a Cúria chegam a Ariccia. Começam os Exercícios Espirituais

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

23/02/2015 00:00 - Atualizado em 24/02/2015 09:40

Francisco e a Cúria chegam a Ariccia. Começam os Exercícios Espirituais 0

No final da tarde de domingo, 22 de fevereiro, partiu da Praça Petriano (em frente a Sala Paulo VI), o ônibus que transportava o Papa Francisco e a Cúria Romana em direção a Ariccia, onde na Casa Divino Mestre Casa acontecem até sexta-feira (27) os Exercícios Espirituais para a Quaresma.

O tema dos Exercícios é "Servos e profetas do Deus vivo". Este ano o autor das meditações é o Carmelita Padre Bruno Secondin, professor emérito de Espiritualidade moderna e Fundamentos da Vida espiritual na Gregoriana.

Conforme explicou Secondin à Rádio Vaticano, as meditações terão uma leitura pastoral do profeta Elias, uma das maiores figuras do Antigo Testamento, defensor da fidelidade a Deus contra os ídolos. Seguindo o caminho do profeta, o Carmelita vai refletir sobre a autenticidade da fé com o Papa, os prefeitos, presidentes e secretários dos diversos Dicastérios do Vaticano.

Mais especificamente, a primeira meditação incidirá sobre o tema "Sair da própria aldeia". Nos dias sucessivos: "Caminhos de autenticidade", sobre as raízes da fé e coragem de dizer não à ambiguidade; "Caminhos da Liberdade", dos ídolos vãos à piedade verdadeira; "Deixar-se surpreender por Deus", o encontro com um Deus que está em todos os lugares e o reconhecimento do pobre que nos evangeliza; "Justiça e intercessão", testemunhos de justiça e solidariedade. A reflexão final será dedicada à "Recolher o manto de Elias".

Os Exercícios tiveram início às 18h de domingo com a Adoração Eucarística e a recitação das Vésperas. Os dias serão marcados pelo seguinte programa: Oração das Laudes às 7h30, em seguida, a primeira meditação às 9h30 e, após, a concelebração eucarística. Às 16:00 terá início a segunda meditação, seguida pela Adoração Eucarística e as Vésperas. Na sexta-feira (27), último dia, está prevista uma missa concelebrada às 7h30, e a conclusão às 09h30.

Como todos os anos, durante este período, estão suspensas as audiências com o Papa, privadas e especiais, incluindo a Audiência Geral da quarta-feira.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.