Arquidiocese do Rio de Janeiro

28º 20º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 23/07/2019

23 de Julho de 2019

Bispos colombianos jubilosos com novo Cardeal, de 95 anos

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

23 de Julho de 2019

Bispos colombianos jubilosos com novo Cardeal, de 95 anos

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

05/01/2015 16:19 - Atualizado em 05/01/2015 16:19
Por: Rádio Vaticano

Bispos colombianos jubilosos com novo Cardeal, de 95 anos 0

Bispos colombianos jubilosos com novo Cardeal, de 95 anos / Arqrio

Entre os cinco futuros cardeais não-eleitores anunciados pelo Papa Francisco no domingo (04/01), estão o Arcebispo Emérito de Manizales, Dom José de Jesús Pimiento Rodríguez e o argentino Dom Luis Héctor Villalba, Arcebispo Emérito de Tucumán. A Conferência Episcopal da Colômbia expressou "imensa alegria e agradecimento ao Papa" pela designação de Dom Pimiento, dizendo que é "um reconhecimento a sua vida e ministério pastoral".

O Arcebispo, de 95 anos, não terá direito a voto, mas "é uma tradição, quando da convocação de um Consitório, que sejam designados como cardeais, bispos com idade superior a 75 anos", quando automaticamente apresentam sua renúncia, explicam os bispos colombianos.

O novo Cardeal colombiano foi nomeado Bispo Auxiliar de Pasto pelo Papa Pio XII e quatro anos depois, João XXIII o transferiu para a sede de Monteria. Entre 1962 e 1965 participou das sessões do Concílio Vaticano II e em 1972 foi eleito Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, cargo que exerceu até 1978. Em 1995 apresentou sua renúncia ao então Papa João Paulo II por limite de idade.

Com a nova designação, a Colômbia passa a contar com quatro Cardeais, dos quais somente o Arcebispo de Bogotá, Cardeal Rubén Dario Salazar, tem direito a voto.

Já Dom Luis Héctor Villalba, Arcebispo Emérito de Tucumán (Argentina), foi Vice-Presidente da Conferência Episcopal argentina por dois mandatos consecutivos, entre 2005 e 2011, quando o Presidente era o então Arcebispo de Buenos Aires, o Cardeal Jorge Mario Bergoglio.

Do grupo de cinco futuros cardeais não-eleitores, também fazem parte o moçambicano Dom Júlio Duarte Langa, Bispo Emérito de Xai-Xai, o italiano Luigi De Magistris e o alemão Karl-Joseph Rauber.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.