Arquidiocese do Rio de Janeiro

36º 24º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 12/12/2018

12 de Dezembro de 2018

Governo turco autoriza construção de igreja desde a proclamação da República

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

12 de Dezembro de 2018

Governo turco autoriza construção de igreja desde a proclamação da República

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

05/01/2015 16:16 - Atualizado em 05/01/2015 16:16
Por: Rádio Vaticano

Governo turco autoriza construção de igreja desde a proclamação da República 0

Governo turco autoriza construção de igreja desde a proclamação da República / Arqrio

O governo turco autorizou a construção de uma igreja cristã de rito siríaco no Bairro de Yesilköy, periferia de Istambul. O anúncio foi feito pelo Primeiro Ministro Ahmet Davutoglu, ao receber na última sexta-feira os representantes das minorias não-muçulmanas do país. A construção da igreja em um terreno doado pelo município terá seu início em breve e será financiada por uma fundação que defende os direitos dos cerca de 20 mil siríacos (ortodoxos e católicos) que vivem, na sua maioria, no sudeste da Turquia. Será a primeira igreja a ser construída desde a proclamação da República.

Unidos contra a intolerância

O Premier recebeu os expoentes religiosos por ocasião de um encontro realizado em Istambul dedicado ao tema a islamofobia e do racismo. Um fenômeno em constante crescimento também em países com uma longa tradição de tolerância, como testemunham os recentes ataques contra mesquitas na Suécia por obra de grupos de extrema direita. Participaram do evento, entre outros, o Patriarca Ecumênico de Constantinopla Bartolomeu I e o Presidente da Conferência Episcopal turca, Arcebispo Latino de Smirna, Ruggero Franceschini. O objetivo do encontro era manifestar uma posição comum contra toda forma de tolerância e terrorismo de matriz religiosa e discutir, em particular, a situação do autoproclamado Estado Islâmico.

Minorias religiosas na Turquia

Os não-muçulmanos na Turquia são hoje menos de 200 mil em uma população de 76 milhões de habitantes. Os cristão são cerca de 150 mil, sendo a metade fiéis da Igreja Apostólica Armênia, seguidos pelos 53 mil católicos, principalmente latinos, mas também armênios, sírio-católicos e caldeus.

Não obstante a Constituição reconheça a liberdade de culto, as minorias estão sujeitas a algumas restrições. A Igreja Armênia, por exemplo, continua a não ter reconhecimento jurídico, nem mesmo o estatus de “confissão armênia” que o Tratado de Losanna de 1923 conferiu aos ortodoxos, armênio-ortodoxos e aos hebreus. 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.