19 de Janeiro de 2021
Procissão para chegada do Papa nas Flipinas
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.
05/01/2015 16:06 - Atualizado em 05/01/2015 16:06
Por: Rádio Vaticano
Procissão para chegada do Papa nas Flipinas 0

No próximo dia 9 de janeiro milhões de Filipinos participarão da procissão do “Nazareno Negro”, acompanhando de pés descalços a passagem da cópia em tamanho real da imagem à qual atribuem-se poderes milagrosos.
A procissão é o evento religioso mais importante da única nação de maioria católica da Ásia e acontecerá poucos dias antes do início da visita do Papa Francisco ao país, marcada para acontecer entre 15 e 19 de janeiro.
Tradição secular
A devoção à imagem que representa – em tamanho natural - Cristo caído sobre o peso da Cruz começou no século XVII, quando as Filipinas estavam sob o domínio espanhol. A imagem foi levada ao arquipélago por um sacerdote agostiniano espanhol em 1607 a bordo de um navio proveniente do México.
Milagres
De acordo com a tradição, um incêndio destruiu a embarcação, mas a imagem de Cristo foi milagrosamente preservada das chamas assumindo a cor preta. Apesar dos danos, a população de Manila decidiu conversar e honrar a efígie. A devoção suscitada pelo ícone foi reconhecida pela Santa Sé que, em 1650, durante o pontificado de Inocêncio X, instituiu canonicamente a Confraria de Jesus Nazareno.
Símbolo de devoção
Nos séculos a áurea milagrosa que envolve a imagem do Cristo fez com que esta se transformasse em um símbolo do povo das Filipinas. No ano passado mais de 10 milhões de pessoas participaram da procissão.
Deixe seu comentário
Resposta ao comentário de: