Arquidiocese do Rio de Janeiro

23º 16º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 18/07/2019

18 de Julho de 2019

Publicados lineamenta para o próximo Sínodo

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

18 de Julho de 2019

Publicados lineamenta para o próximo Sínodo

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

11/12/2014 14:02 - Atualizado em 11/12/2014 14:05
Por: Rádio Vaticano

Publicados lineamenta para o próximo Sínodo 0

A Igreja está a caminho da XIV Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que se reunirá de 5 a 25 de outubro de 2015, no Vaticano, sob o tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

Os lineamenta, ou seja, o primeiro dos documentos para esta Assembleia, como indicado pelo Papa Francisco no discurso conclusivo da III Assembleia Extraordinária, 18 de outubro de 2014, foi publicado nesta terça-feira, 09, em italiano, e constituem-se essencialmente pela "Relatio Synodi" redigida pela mesma Assembleia. Todavia, a fim de facilitar a recepção do documento sinodal e o aprofundamento dos temas neles tratados, a "Relatio" é acompanhada por uma série de perguntas, que ajudarão a prosseguir o caminho sinodal já iniciado e a preparar o sucessivo Instrumentum laboris da próxima Assembleia Ordinária.

O Documento será enviado às Conferências Episcopais, aos Sínodos das Igrejas Orientais Católicas "sui iuris", à União dos Superiores Religiosos e aos Dicastérios da Cúria Romana. Esses Organismos eclesiais, que nos próximos dias receberão o documento traduzido nas respectivas línguas de uso mais comum, poderão escolher as modalidades adequadas para verificar a recepção e para o aprofundamento da "Relatio Synodi", envolvendo os diversos membros das Igrejas particulares e as instituições acadêmicas, organizações, agregações laicais e outras instâncias eclesiais, com o objetivo de promover uma ampla consulta sobre a família conforme as orientações e o espírito do processo sinodal.

Os resultados desta consulta deverão ser enviados à Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos até o dia 15 de abril de 2015, de forma que possam ser estudados e valorizados na preparação do Instrumentum laboris, que deverá ser publicado antes do verão europeu.

As Conferências Episcopais e as diversas instâncias eclesiais são convidadas a acompanhar o caminho sinodal com oportunos momentos de oração e de celebração para a família e para a preparação da próxima Assembleia. Isto deverá verificar-se em particular por ocasião da próxima festa litúrgica da Sagrada Família, em 28 de dezembro. Além disso, convida-se a rezar a oração do Santo Padre pelo Sínodo sobre a Família.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.