Arquidiocese do Rio de Janeiro

37º 23º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 16/12/2018

16 de Dezembro de 2018

Cardeal participa de congresso sobre grandes cidades

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

16 de Dezembro de 2018

Cardeal participa de congresso sobre grandes cidades

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

27/11/2014 16:43 - Atualizado em 27/11/2014 17:14
Por: Nathalia Cardoso (nathaliacardoso@testemunhodefe.com.br)

Cardeal participa de congresso sobre grandes cidades 0

Cardeal participa de congresso sobre grandes cidades  / Arqrio

Fruto de uma ideia conjunta do Papa Francisco com o cardeal de Barcelona, Lluis Martinez Sistach, a segunda edição do Congresso Internacional da Pastoral das Grandes Cidades aconteceu de 24 a 26 de novembro, na cidade de Barcelona, na Espanha.

O evento contou com a presença de mais de 20 cardeais e arcebispos vindos de grandes cidades dos cinco continentes. Entre eles, o cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e o cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer.

O objetivo foi debater os diversos temas que foram apresentados na primeira fase do encontro, ocorrida de 20 a 22 de maio deste ano, quando houve a participação de estudiosos de sociologia, pastoral e teologia.

Os participantes tiveram como meta buscar soluções para os desafios que as grandes metrópoles enfrentam hoje no que diz respeito à evangelização. Os frutos foram apresentados pelos participantes ao Papa Francisco no dia 27 de novembro, no Vaticano, quando foi concluído o seminário.

“Foi muito rica a partilha com cardeais e bispos do mundo inteiro, nós que estamos à frente de cidades com regiões metropolitanas complexas. Ao mesmo tempo tem sido uma boa oportunidade de assinalar algumas propostas e soluções que entregaremos ao Papa”, destacou Dom Orani.

Entre os participantes também estão representadas as dioceses de cidades como Buenos Aires, Monterrey, Santiago de Chile, Nápoles, Seul, Lisboa, Bordeaux, Zagreb, San Francisco, Madrid e Lyon.

Partilha e testemunho

Durante o encontro, houve duas sessões de debates, que permitiram aos presentes aprofundar e partilhar o que é feito em dioceses e arquidioceses de todo o mundo, à luz do documento feito na primeira edição do evento, ocorrida em maio.

O ato central da segunda fase, aberto ao público, foi realizado na noite de terça-feira, 25 de novembro, na Basílica da Sagrada Família, com a presença de convidados e dos bispos catalães. Houve apresentação musical da Polifônica de Puig-reig e da Escola de Montserrat.

“Junto aos irmãos bispos e as autoridades catalães, houve cânticos e momentos de muita oração. Foi uma ótima oportunidade para apresentar ao público a presença, a realidade e as preocupações da Igreja, que busca responder os desafios de uma crescente urbanização”, ressaltou o cardeal.

Mensagem do Papa

“A Igreja tem a missão de fazer chegar a Boa Nova de Jesus Cristo e o seu amor salvífico aos diversos âmbitos, sem temer o pluralismo e sem cair em discriminação alguma”, disse o Papa Francisco, em mensagem enviada ao cardeal de Barcelona, arcebispo Lluís Martínez Sistach, lida durante a celebração da Palavra.

A Igreja, quando serve, afirmou o Pontífice, “não considera uma perda ir às periferias nem mudar os esquemas habituais. Como a uma mãe, o que lhe interessa é o bem dos próprios filhos, sem poupar esforços nem sacrifícios: que não lhes falte à luz do Evangelho para anunciar uma vida fecunda de esperança, alegria e paz; que não lhes falte o acolhimento para se sentir integrados numa comunidade, quer em circunstâncias de desagregação, quer no frio anonimato; que cresça neles o espírito de uma autêntica solidariedade com todos, especialmente com os mais necessitados”.

Leia também: noticias/detalhes/2721/igrejas-abertas-e-testemunho-a-pastoral-urbana-de-francisco

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.