Arquidiocese do Rio de Janeiro

23º 16º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 18/07/2019

18 de Julho de 2019

Vaticano constrói chuveiros para moradores de rua

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

18 de Julho de 2019

Vaticano constrói chuveiros para moradores de rua

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

13/11/2014 16:59 - Atualizado em 13/11/2014 16:59
Por: Zenit

Vaticano constrói chuveiros para moradores de rua 0

Vaticano constrói chuveiros para moradores de rua / Arqrio

O Papa Francisco 'abençoou' a proposta de seu Elemosineiro, Dom Konrad Krajewski, de construir, na colunata de São Pedro, três chuveiros para os sem-teto que vivem nas imediações da Basílica Vaticana. A obra no banheiro para os peregrinos, que estão sob as colunas de Bernini, terão início segunda-feira, 17 novembro.

 A idéia de Dom Konrad - já implementada em dez paróquias romanas, começado pelas igrejas localizadas à Via Gregorio VII, Piazzale Clódio e Aventino - nasceu como resultado de um encontro com um homem sem-teto, Franco, 50 anos, dos quais dez vividos nas ruas.

"Eu tinha acabado de sair da Igreja do Espírito Santo, onde eu vou confessar - disse o prelado ao site Vaticano Insider - e na Rua da Conciliação, conheci Franco, um morador de rua. Ele me disse que naquele dia ele fazia 50 anos, dez destes vividos na rua. Krajewski convidou o homem para jantar em um restaurante, mas ouviu a triste resposta: "Mas eu cheiro mal...", disse o homem. "Eu o levei. Fomos comer em um restaurante chinês. Enquanto estávamos à mesa, ele disse que em Roma há sempre algo para comer, mas não há banheiros para se lavar.”

"Na capital – disse o Elemosineiro do Papa - existem cantinas da Caritas, refeitório da Comunidade de Santo Egídio e muitas iniciativas nas paróquias. Quem vive nas ruas sabe para onde ir. Há também lugares onde eles podes tomar um banho. A Comunidade de Santo Egídio, pioneira no serviço aos desabrigados, publicou um guia intitulado "Onde comer, dormir, e se lavar”.

Mas, como disse Franco, "há sempre um monte de gente e pouco tempo disponível. Por isso eu prefiro guardar algum dinheiro e ir de vez em quando no banheiro da estação Termini."

O presule, acostumado a considerar as refeições como principal necessidade dos moradores de rua, não perdeu tempo em encontrar uma solução para as necessidades de seu "amigo" e decidiu visitar uma dúzia de paróquias, em locais onde há muitos desabrigados. Ele pediu para construírem chuveiros, que serão pagos graças à caridade do Papa. "Não é simples - diz Krajewski - porque é mais fácil preparar sanduíches do que administrar o serviço de banho. Precisamos de voluntários, toalhas usadas.”

No entanto, o projeto encontrou boa aceitação por parte dos sacerdotes e não apenas: o vocalista Andrea Bocelli, através de sua fundação, contribuiu generosamente. Um senador do Norte apresentou uma empresa que assumiu a construção dos chuveiros nas paróquias que não tem nenhum.

O Vaticano também faz a sua parte. Há algum tempo o governador estava planejando renovar os banheiros para os peregrinos que estão sob a colunata, há alguns metros do Portão de Bronze. As palavras de Franco e a persistência de Krajewski estimularam o projeto, que imediatamente recebeu o consentimento do Papa Francisco.

Os chuveiros à sombra da Cúpula bem como os chuveiros das paróquias, não terão nenhum sinal exterior, relata a agência Vatican Insider. Krajewski também está tentando envolver os alunos de uma escola de cabeleireiros, para que possam oferecer ao longo do tempo, além do chuveiro, também corte de cabelo. Poder se lavar ajudará os "peregrinos sem teto" -como ele gosta de chamá-los - menos vulneráveis a doenças que são transmitidas com a sujeira.

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.