Arquidiocese do Rio de Janeiro

38º 22º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 14/12/2018

14 de Dezembro de 2018

Dom Álvaro del Portillo é beatificado

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

14 de Dezembro de 2018

Dom Álvaro del Portillo é beatificado

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

29/09/2014 14:03 - Atualizado em 29/09/2014 14:05
Por: Padre Luiz Fernando C. de Oliveira (lfcintra@gmail.com)

Dom Álvaro del Portillo é beatificado 0

No dia 27 de setembro, a Igreja ganhou um novo bem-aventurado. Trata-se de Dom Álvaro del Portillo, o primeiro sucessor de São Josemaria Escrivá à frente do Opus Dei. A cerimônia de beatificação foi em Madri (terra natal), na Espanha.

O novo beato pisou na Cidade Maravilhosa em 1974, acompanhando São Josemaria em sua viagem ao Brasil. Sua vida esteve estreitamente unida ao fundador, colaborando nas tarefas de evangelização e de governo pastoral.

Ordenado bispo em 6 de janeiro de 1991, Dom Álvaro impulsionou muitas atividades sociais na África e na América Latina, assim como a Universidade Pontifícia da Santa Cruz em Roma, e no Colégio Eclesiástico Internacional Bidasoa (Pamplona, Espanha), onde se formaram muitos candidatos ao sacerdócio, inclusive da Arquidiocese do Rio.

Faleceu em Roma, com fama de santidade, na madrugada de 23 de março de 1994, poucas horas após regressar de uma peregrinação a Terra Santa. Na véspera, 22 de março, celebrou a sua última missa na igreja do Cenáculo de Jerusalém.

No dia de sua morte, o então Papa João Paulo II foi rezar perante os seus restos mortais. A beatificação foi declarada, por pedido do Papa Francisco, pela cura de José Ignacio Ureta Wilson.

 
 
Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.