Arquidiocese do Rio de Janeiro

38º 22º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 14/12/2018

14 de Dezembro de 2018

Dom Paulo Cezar fará palestra sobre Evangelii Gaudium

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

14 de Dezembro de 2018

Dom Paulo Cezar fará palestra sobre Evangelii Gaudium

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

12/09/2014 17:04 - Atualizado em 12/09/2014 17:05
Por: Nathalia Cardoso (nathaliacardoso@testemunhodefe.com.br)

Dom Paulo Cezar fará palestra sobre Evangelii Gaudium 0

 Dom Paulo Cezar  fará palestra sobre Evangelii Gaudium / Arqrio

O Vaticano acolhe de 18 a 20 de setembro próximo o primeiro seminário sobre a Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” – a primeira do pontificado do Papa Francisco –, com foco no papel missionário da Igreja. O bispo auxiliar Dom Paulo Cezar Costa foi convidado a ser um dos palestrantes e dissertará sobre a Nova Evangelização e sua dimensão catequética, um dos tópicos abordados no documento escrito pelo Papa.

A conferência contará com a presença de bispos conferencistas de diferentes lugares do mundo, sendo Dom Paulo o representante do Brasil. Entre os temas das palestras está a análise das mudanças ocorridas desde o anúncio da “Evangelii nuntiandi”, estabelecida pelo Papa Paulo VI em 1975, até a “Evangelii Gaudium”, do Papa Francisco, aplicada aos tempos atuais.

Promovido pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, o evento é direcionado aos agentes pastorais, e contará com a presença de bispos, responsáveis pelas comissões pastorais, sacerdotes, diáconos e catequistas.

Durante o encontro, que tem como premissa definir um plano de ação pastoral mais claro a partir das orientações dadas por Francisco, Dom Paulo abordará as dimensões querigmática e mistagógica da catequese, sob a ótica da Nova Evangelização. Ele sugere que o anúncio do Evangelho seja cada vez mais atual, não perdendo de vista a importância da relação entre catequese e liturgia.

“Evangelização deve ser uma abordagem que toque o coração e a vida das pessoas. Elas devem perceber que o anúncio do Evangelho é um anúncio novo, que muda a vida, que dá sentido à existência”, apontou.

Segundo o bispo, para que as pessoas acreditem no Evangelho, elas devem ser conduzidas, ao longo do processo catequético, a um encontro com Deus. Por isso, defende que a mistagogia não seja apenas uma das etapas da catequese, mas que ela perpasse todo o período de formação do catequizando, e leve-o a experimentar o mistério de Deus.

“As pessoas seguem quando percebem a beleza de Jesus Cristo, quando percebem que segui-Lo dá sentido à vida. Por isso, o anúncio do Evangelho deve ser feito sempre de uma forma viva, querigmática, que toque o coração das pessoas e as encante”, incentivou.

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.