Arquidiocese do Rio de Janeiro

36º 23º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 12/12/2018

12 de Dezembro de 2018

Congresso da Pastoral Familiar encerra com mensagem de esperança

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

12 de Dezembro de 2018

Congresso da Pastoral Familiar encerra com mensagem de esperança

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

11/08/2014 14:56 - Atualizado em 11/08/2014 14:59

Congresso da Pastoral Familiar encerra com mensagem de esperança 0

Congresso da Pastoral Familiar encerra com mensagem de esperança / Arqrio

O 1º Congresso Latino-Americano da Pastoral Familiar, no Panamá, encerrou no sábado, dia 9 de agosto, com mensagem de valorização à missão do matrimônio, da família e da vida. No texto divulgado pelo Departamento de Família, Vida e Juventude do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), o Congresso foi avaliado positivamente pelos participantes, como sendo uma oportunidade de revisão do caminho pastoral e definição de estratégias para enfrentar os desafios que são apresentados “a realidade das famílias latino-americanas e caribenhas”.

Na mensagem foi lembrada a situação de violência enfrentada pelas famílias no Iraque, no desejo de paz e justiça para o povo daquele país. “Sim, queridas famílias, é possível ser um bem para a humanidade, já que a família é o coração da pessoa humana, o verdadeiro tesouro da humanidade”, expressaram os congressistas que também demonstram comunhão ao Papa Francisco.

temp_title10294231_559881804123752_3776729178662423197_n_06082014155141O evento teve início dia 4 e reuniu mais de 350 participantes para debater o tema “Família e desenvolvimento social para a vida completa e comunhão missionária". Delegados da Pastoral Familiar e da Pastoral Juvenil do Brasil, Argentina Colômbia, México, Venezuela, Costa Rica, Honduras e República Dominicana refletiram sobre a missão da família no contexto atual. No Congresso, o bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom João Carlos Petrini, apresentou o tema "Desafios da Pastoral Familiar para a vida plena e a comunhão missionária".

Confira a íntegra da mensagem:

temp_titleCongresso_Pastoral_Familiar_11082014145538Mensagem final do I Congresso Latino-americano de agentes de Pastoral Familiar:

“Eu e minha família serviremos ao Senhor”

Queridas famílias latino-americanas e caribenhas: “Eu e minha família serviremos ao Senhor” (cf. Js 24, 15).

Convocados pelo Departamento de Família, Vida e Juventude do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), reunimo-nos na Arquidiocese da Cidade de Panamá, as delegações das Conferências Episcopais da América Latina e Caribe com a presença do Pontifício Conselho para a Família (Roma), para vivenciar o I Congresso Latino-americano de Agentes de Pastoral Familiar, de 4 a 9 de agosto de 2014, com o tema “Família e desenvolvimento social para a vida plena e a comunhão missionária”.

Vivemos dias de experiência fraterna, intenso ambiente de trabalho, alegria e profunda reflexão que nos permitiram reavivar em nós a certeza de ser uma única família congregada no amor e na ternura de um mesmo Deus e Pai. Assim, guiados pelo Espírito Santo, revisamos nosso caminhar pastoral e buscamos juntos novos horizontes para enfrentar os desafios que hoje nos apresenta a realidade das famílias latino-americanas e caribenhas.

Estamos muito unidos às famílias católicas e cristãs do Iraque, que sofrem nestes momentos de violência, e rezamos para que a paz e a justiça vençam o ódio e o rancor.

Cremos que estamos dando passos seguros no caminho que o Papa Francisco inaugurou com a convocatória do III Sínodo Extraordinário da Família em outubro próximo. Um ano depois, acontecerá a Assembleia ordinária, que tratará o mesmo tema da família. E, nesse contexto, em setembro de 2015, terá lugar o Encontro Mundial das Famílias, na Filadélfia. Percorramos este caminho unidos na oração, a fim de haver bons frutos para a Igreja e para o mundo.

Iluminados pelo Espírito Santo e inspirados nos valores da Sagrada Família de Nazaré, queremos enviar a todas as famílias da América Latina, Caribe e do mundo inteiro esta mensagem de esperança que as anime a formar-se mais, a viver os valores do Evangelho, a ter a certeza de que não estamos sós e que juntos podemos enfrentar as tormentas que ameaçam a identidade e a missão do matrimônio, da família e da vida.

Desde o início deste Congresso contamos com a materna presença de Maria. Em suas diferentes invocações na América Latina e Caribe, ela nos convida a fazer “o que ele nos disser”, com a certeza de que nos acompanha em cada momento. "Sim, queridas famílias, é possível ser um bem para a humanidade, já que a família é o coração da pessoa humana, o verdadeiro tesouro da humanidade. Hoje e sempre ‘eu e minha família serviremos ao Senhor’ ”!

Departamento de Família, Vida e Juventude do CELAM e os Congressistas.

*Com informação do Celam

Leia também: 

Em mensagem ao Congresso da Pastoral Familiar, Papa Francisco fala do “amor fiel”


Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.