Arquidiocese do Rio de Janeiro

33º 21º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 08/12/2019

08 de Dezembro de 2019

Exposição de Nossa Senhora na Igreja da Ressurreição

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

08 de Dezembro de 2019

Exposição de Nossa Senhora na Igreja da Ressurreição

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

01/08/2014 16:57 - Atualizado em 05/08/2014 19:11
Por: Carlos Eduardo Bittencourt (jornalismo@radiocatedral.com.br)

Exposição de Nossa Senhora na Igreja da Ressurreição 0

Exposição de Nossa Senhora na Igreja da Ressurreição / Arqrio

Dentro das comemorações do primeiro aniversário da Jornada Mundial da Juventude, a Paróquia da Ressurreição inaugurou a exposição “Maria evangelizadora das Américas em um ano da JMJ”, destacando Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, e Nossa Senhora do Brasil, padroeira do Brasil. “Eu gosto muito pela história de Nossa Senhora de Guadalupe, e sugeri ao monsenhor José Roberto Devellard fazer essa exposição neste momento em que comemoramos o primeiro aniversário da Jornada Mundial da Juventude, uma proposta muito bonita de São João Paulo II de mostrar a importância do jovem na Igreja para o chamado missionário”, destacou a paroquiana e designer de formação Denise Saldanha da Gama de Paiva Coelho.

Através de estudos, Denise resolveu contar a história de Nossa Senhora de Guadalupe através de imagens. “Ao mesmo tempo que a exposição conta a sua história, ela também mostra a importância de sua evangelização do continente americano, pois a partir de sua aparição que o Evangelho chega ao continente”.

Pelo fato de ser designer, Denise teve acesso a determinadas obras que mostram a construção da fé no continente através de Maria. Um dos destaques é o manto de Nossa Senhora, sua composição, que estudo científico comprova que ele não foi confeccionado por mãos humanas.

A mostra também conta a história da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. “Com a aparição de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, eu mostro a figura dela na evangelização do continente, e quando os portugueses chegam aqui eles sofrem a influência desse movimento de renovação, consagrando o Brasil a Nossa Senhora. Isso culmina com a devoção de Nossa Senhora Aparecida, quando sua imagem foi achada pelos pescadores no Rio Paraíba em Sul, em 1717.

Com as duas devoções, de Guadalupe e Aparecida, a mostra foi feita através de passagens do Evangelho, mostrando como elas têm importância na fé do continente. “Com isso me veio a ideia de amarrar tudo isso às comemorações do primeiro aniversário da Jornada Mundial da Juventude, que foi o maior evento que vivemos não só no Rio como em todo o Brasil.

A exposição fica na Paróquia da Ressurreição, na Rua Francisco Otaviano, 99, em Copacabana, e depois irá para o Museu de Arte Sacra da arquidiocese, no subsolo da Catedral de São Sebastião. O horário de visita é segunda-feira, das 16h às 19h; terça a sábado, das 8h às 11h30, e das 16h às 19h30; e domingo, das 8h às 12h, e das 16h às 22h30.

Foto: Divulgação

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.