Arquidiocese do Rio de Janeiro

37º 23º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 16/12/2018

16 de Dezembro de 2018

Cardeal pede doações para o Haiti em celebrações pelo aniversário da JMJ Rio2013

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

16 de Dezembro de 2018

Cardeal pede doações para o Haiti em celebrações pelo aniversário da JMJ Rio2013

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

19/07/2014 11:50 - Atualizado em 20/07/2014 11:47
Por: Comunicação*

Cardeal pede doações para o Haiti em celebrações pelo aniversário da JMJ Rio2013 0

Cardeal pede doações para o Haiti em celebrações pelo aniversário da JMJ Rio2013 / Arqrio

“Como gesto concreto do primeiro aniversário da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, peço a solidariedade e a partilha de todos para com os nossos irmãos do Haiti”, motivou o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta.

Todos os recursos financeiros e as doações em gêneros alimentícios serão enviados para a manutenção da Missão da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, no Haiti. No Rio de Janeiro, a instituição dirige o Hospital São Francisco, na Tijuca.

As doações em gêneros podem ser entregues nos locais dos eventos relacionados ao primeiro aniversário da JMJ, no período de 19 a 27 de julho. Os recursos financeiros podem ser depositados na conta da Cáritas da Arquidiocese do Rio - Banco Bradesco, Agencia 0814, Conta corrente 48.500-4.

Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus leva saúde e educação à população haitiana

Curar, aliviar as dores, alimentar, instruir, educar... “quando fizerdes isso ao menor dos meus irmãos, é a Mim que fizestes”, diz Jesus no Evangelho de São Mateus. Essa é a busca da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus no Haiti: ver no rosto de cada irmão haitiano a face de Cristo. E cuidar de todas as suas chagas, tal como Maria aos pés da cruz.

O Haiti é o País mais pobre das Américas. Todos os serviços de saúde e educação são pagos; restam à população carente o apoio prestado por entidades religiosas ou não-governamentais. A nutrição é um desafio diário: uma em cada três crianças haitianas com menos de cinco anos são desnutridas. Elas têm de cinco a oito vezes mais risco de morrer de doenças como diarréia e sarampo.

A Casa São Francisco de Assis na Providência de Deus tem as portas abertas para crianças, gestantes e seus familiares, que precisam de atendimento médico, alimentação e educação. Todos que passam por lá recebem um prato de comida e também os medicamentos necessários para o tratamento de saúde.

Além do atendimento na Casa São Francisco, os frades e irmãs – que são enfermeiros, psicólogos e pedagogos – vão até os acampamentos de desabrigados dos terremotos para socorrer os doentes e levantar as principais necessidades das pessoas.

temp_titleMisso_Franciscana_no_Haiti_19072014120211História e missão

“Qual o lugar do homem? Onde seus irmãos precisam dele.” A frase de Madre Teresa de Calcutá é a inspiradora da missão da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus no Haiti. O país mais pobre do continente foi devastado por um forte terremoto em janeiro de 2010, e as condições de vida – que já eram precárias – pioraram ainda mais. 

Frei Francisco viu no sofrimento dos haitianos um apelo da Divina Providência. Em 2010, a Associação e Fraternidade comemoravam 25 anos de vida, e interiormente ele pensava em como agradecer por esta caminhada. A notícia e as conseqüências do terremoto o motivaram a repetir o abraço de São Francisco de Assis no povo haitiano.

Em fevereiro de 2011, os primeiros missionários – Frei Gabriel e Frei Davi – partiram para Porto Príncipe. Desde então, os religiosos coordenam a Casa São Francisco de Assis na Providência de Deus, que conta também com a presença das Irmãs apóstolas do Sagrado Coração de Jesus.

Trabalho e dedicação

Uma vez por semana, médicos voluntários atendem crianças e gestantes. Os frades e irmãs enfermeiros auxiliam o atendimento. As irmãs pedagogas se responsabilizam pela escola. Jovens haitianos voluntários assumem as aulas, para que os mais pobres entre os pobres possam estudar.

Aos sábados, recebem mais de 400 crianças para atividades recreativas, educativas e catequese. Os missionários relatam que este é o dia mais esperado pelas crianças, por ser o único da semana em que elas vão comer ao menos um prato de comida.

Todos os que passam pela Casa São Francisco recebem alimentação. Uma padaria industrial produz pão para todos os doentes, alunos e pessoas que passarem por lá. Periodicamente, são realizadas confraternizações que reúnem as famílias do bairro.

temp_titleMisso_Haiti_19072014120447Apoio

A Missão tem o apoio da Cáritas do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e de centenas de colaboradores brasileiros, que decidiram abraçar a causa daqueles que são os mais pobres entres os pobres. Todos são chamados a colaborar!

Vocações no Haiti

Assim que a Fraternidade iniciou sua missão no Haiti, alguns jovens passaram a procurar a Casa São Francisco de Assis com o desejo de se tornarem religiosos franciscanos. As vocações foram mais um sinal da Divina Providência confirmando a missão.

Os jovens haitianos que desejam ingressar na Fraternidade são acompanhados pelos frades até o ingresso no Postulantado. Eles mudam-se, então, para a Casa São Francisco de Assis, onde recebem as primeiras formações religiosas e ajudam na missão. Após um ano de postulantado, eles ingressam no noviciado.

Contatos:

Casa São Francisco de Assis na Providência de Deus

Endereço: SANTO 9 64 A CROIX-DES BOUQUETS - Port-au-Prince - Haiti

Tel: 00 21 509 4633 5600

e-mails: freigrabriel@alsf.org.br - apostolashaiti@gmail.com

Doações:

Banco do Brasil - Agência 06916-7 – C/C: 06682-6

Santander - Agência 0014 - C/C: 13.005017-0


*Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.