Arquidiocese do Rio de Janeiro

32º 20º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 19/11/2018

19 de Novembro de 2018

Arquidiocese de Olinda anuncia pedido para beatificação de Dom Helder Câmara

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

19 de Novembro de 2018

Arquidiocese de Olinda anuncia pedido para beatificação de Dom Helder Câmara

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

28/05/2014 14:18
Por: Fabíola Goulart (fabiolagoulart@testemunhodefe.com.br)

Arquidiocese de Olinda anuncia pedido para beatificação de Dom Helder Câmara 0

Arquidiocese de Olinda anuncia pedido para beatificação de Dom Helder Câmara / Arqrio

Um dos mais conhecidos bispos brasileiros, Dom Helder Câmara pode se tornar santo. O anúncio foi feito pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido em entrevista coletiva realizada no dia 27 de maio, na Igreja São José dos Manguinhos, no bairro das Graças, Zona Norte de Recife (PE).

Depois de quinze anos da morte de Dom Helder Camara, que dá nome à Comissão da Memória e Verdade de Pernambuco, a Arquidiocese de Olinda e Recife apresentou a carta que será enviada ao Vaticano solicitando o início do processo de beatificação e canonização do Dom da Paz.

“Anunciamos e vamos encaminhar à Congregação para a Causa dos Santos o pedido. Dom Helder tem fama de santidade. Ele morreu há quinze anos, portanto, já temos o tempo exigido para iniciar essa causa”, afirmou o arcebispo. Se o pedido for aceito, o frei Jociel Gomes será nomeado vice-postulador da causa.

O bispos do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil deram parecer positivo quanto à solicitação por parte da Arquidiocese para a abertura do processo. A decisão do episcopado regional foi unânime.

Dom Helder no Rio

Dom Helder nasceu em 7 de fevereiro de 1909, em Fortaleza (CE). Aos 27 anos, cinco deles já como sacerdote, veio para o Rio de Janeiro. Em 1952 se torna bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio, onde permaneceu até 1964 quando foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife.

Em 1955, fundou a Cruzada São Sebastião, com a finalidade de dar moradia digna a famílias carentes. Em 59, fundou o Banco da Providência, cuja atuação se desenvolve para a redução da desigualdade social, a promoção e defesa de direitos e o desenvolvimento humano de jovens, adultos e famílias residentes nas comunidades pobres do município.

Sua capacidade de articulação tornou realidade o XXXVI Congresso Eucarístico Internacional, em 1955, no Rio de Janeiro. Foi o único brasileiro a ser indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz.

 

Com informações da Arquidiocese de Olinda e Recife

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.