Arquidiocese do Rio de Janeiro

33º 24º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 18/11/2018

18 de Novembro de 2018

Bispos do Brasil se reúnem em Assembleia Geral

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

18 de Novembro de 2018

Bispos do Brasil se reúnem em Assembleia Geral

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

09/05/2014 17:45 - Atualizado em 09/05/2014 17:49
Por: Fabíola Goulart (fabiolagoulart@testemunhodefe.com.br

Bispos do Brasil se reúnem em Assembleia Geral 0

Bispos do Brasil se reúnem em Assembleia Geral / Arqrio

Arcebispo e bispos auxiliares da Arquidiocese do Rio participaram do maior encontro episcopal do ano em Aparecida

Mais de 300 bispos de todas as regiões do país estiveram reunidos de 30 de abril a 9 de maio em Aparecida (SP) para a 52ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Foram debatidos sete temas prioritários, dez temas diversos e o tema central “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. A pauta também contou com retiro, reuniões, celebrações especiais e comunicações.

“Foi uma assembleia muito boa. Todos os trabalhos transcorreram em um clima de muita fraternidade. Conseguimos vencer a pauta, aprovada logo no início. Isso foi muito positivo, e eu agradeço muito a Deus”, disse o presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis.

Entre os principais assuntos abordados, Dom Damasceno destacou a conversão pastoral, tratada no tema central, a missão dos leigos no mundo, a questão agrária no Brasil e o documento elaborado com orientações para as eleições.

Os bispos auxiliares foram convocados para a Assembleia Geral de acordo com as disposições regimentais da CNBB, e os eméritos como convidados puderam partilhar suas experiências.

Carta para o Papa

Durante a assembleia, os bispos enviaram uma carta ao Papa Francisco. No texto é ressaltado o espírito de esperança e alegria que marcou o encontro. Eles agradeceram a presença do Santo Padre na Jornada Mundial da Juventude Rio2013 e a canonização do apóstolo do Brasil, São José de Anchieta.

Na carta, os bispos também falaram sobre renovação paroquial, influenciada pela exortação “A Alegria do Evangelho”: “Saiba, Santo Padre, que as observações que Vossa Santidade fez quando aqui esteve e, particularmente, as que encontramos em sua Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” têm iluminado nossos estudos sobre esse assunto”, afirma um trecho.

Aprovado documento sobre os leigos

O episcopado brasileiro tratou entre os temas prioritários da aprovação do documento de estudo “Os cristãos leigos e leigas”, que analisa a atuação dos cristãos na Igreja e no mundo diante dos desafios e mudanças na vida em sociedade. O texto foi aprovado no penúltimo dia da assembleia, 8 de maio.

“Todo cristão leigo e leiga tem um papel decisivo na Igreja, presente no testemunho de vida e coerência de quem se apaixona por Jesus Cristo. E nesta paixão, neste amor, no seguimento a Ele, precisa buscar caminhos para transformar a sociedade”, motivou o bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, Dom Severino Clasen.

Para o arcebispo do Rio e membro do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Orani João Tempesta, a missão do leigo é dar testemunho ao mundo.

“O leigo deve estar presente nas mais diversas situações para testemunhar Jesus Cristo e os valores cristãos, seja nas empresas, na sociedade, no sindicato, na política, na medicina e na pesquisa. O cristão é aquele que leva o Evangelho na realidade em que está”, incentivou Dom Orani, completando que, ao mesmo tempo, o leigo deve estar junto de padres e bispos na missão da Igreja de testemunhar o Evangelho.

Colaboração: Cláudia Brito de Albuquerque e Sá

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.