Arquidiocese do Rio de Janeiro

31º 24º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 20/01/2017

20 de Janeiro de 2017

São Sebastião: exemplo de fidelidade a Cristo

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

20 de Janeiro de 2017

São Sebastião: exemplo de fidelidade a Cristo

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

17/01/2013 17:36 - Atualizado em 19/01/2013 22:42

São Sebastião: exemplo de fidelidade a Cristo

Na parte da tarde desta quarta-feira, 16 de janeiro, décimo dia da Trezena de São Sebastião, a imagem missionária visitou o Edifício João Paulo II e também os bairros de Del Castilho e Bento Ribeiro.

Na sede da Arquidiocese, na Glória, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta levou o padroeiro ao Comitê Organizador Local, onde os funcionários puderam pedir a intercessão de São Sebastião, que também é um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. Na ocasião, Dom Orani anunciou a criação de um novo setor, o décimo sétimo da Instituição, que cuidará de todos os assuntos relacionados à estadia do Papa Bento XVI na cidade. O responsável por este novo setor será o Bispo Auxiliar, Dom Roque Costa Souza.

Logo em seguida, o cortejo seguiu em direção à Capela da Irmandade de São Sebastião, Nossa Senhora do Rosário e Sant’Ana, em Del Castilho. No local, a Imagem Peregrina de São Sebastião foi acolhida calorosamente com cânticos e aplausos pelo Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Padre João de Deus, pela responsável da Irmandade, Tereza Lopes Simão, e pelos fiéis que lotaram a capela.

Fundada em 1903, a Irmandade chamava-se Devoção de São Sebastião, seu nome atual foi constituído em 1923 com a construção da Capela que tem como relíquia um pedaço do osso de São Sebastião. Padre João de Deus agradeceu o retorno da imagem missionária:

- É com muito carinho que nós recebemos a imagem peregrina de São Sebastião. Queremos representar também aqueles que por algum motivo não puderam comparecer. A casa é de São Sebastião e estamos muito felizes com a presença da réplica de sua imagem aqui, disse.

Dom Orani ressaltou a importância de buscar no passado exemplos de uma vida de fé em Cristo:

- No passado, muitas pessoas tinham em São Sebastião um grande exemplo de homem de Deus a tal ponto que construíram esta capela, criaram uma irmandade. De lá para cá muitos passos foram dados. Mas passa-se o tempo, mudam-se as situações, a sociedade, e nós somos aqueles que herdaram um sinal daquilo que aconteceu no passado. Mas somos também chamados a responder a Jesus Cristo hoje. Cristo é o mesmo, mas o mundo é diferente, a sociedade mudou e, justamente neste aspecto, somos chamados a ver como podemos ter, de um lado o mesmo espírito que moveu São Sebastião, que moveu nossos antepassados mas também procurando responder hoje as dificuldades, os desafios que surgem na sociedade para o nosso testemunho cristão, afirmou.

Para a paroquiana Alice Ferreira, a visita da Imagem Peregrina do Padroeiro do Rio juntamente com a do Arcebispo foi um grande presente de Deus:

- É uma emoção muito grande que me dá vontade até de chorar. Sou devota de São Sebastião desde que minha filha nasceu e hoje ela tem 34 anos. Sempre acompanhei a procissão e quis Deus que eu viesse morar aqui em Del Castilho, foi quando comecei a frequentar a capela, contou.

Imagem Missionária chega à Bento Ribeiro

Finalizando este décimo dia de peregrinação pela cidade, o cortejo ao jovem mártir visitou também a Paróquia São Sebastião, em Bento Ribeiro. Muita festa e alegria marcaram a presença do santo padroeiro na comunidade.

Para o pároco Padre Alexander Prata de Oliveira, esta visita mostra a união da Igreja Católica e ajuda a estimular ainda mais a fé em São Sebastião que transcende os séculos:

Imagem São Sebastião
Foto: Guilherme Silva

- A imagem peregrina na nossa comunidade tem um valor inestimável porque trás esta união de Igreja Católica Apostólica Romana e a fé de São Sebastião que transcende os séculos e nos ajuda a crescer nas nossas provações atuais. E são tantas provações! Aqui no subúrbio nós precisamos muito desta fé em Jesus Cristo para não nos deixar desanimar com as flechas do dia a dia. Jesus cristo é nossa força com a intercessão de São Sebastião, testemunhou.

No local, Dom Orani realizou a Celebração Missionária, que foi transmitida ao vivo pela Rádio Catedral. O Arcebispo motivou os presentes a serem testemunhas de Cristo, assim como São Sebastião:

- O ano de 2013 é o ano da juventude, de nós sermos ainda mais unidos, de caminharmos com fé no dia a dia. Esse é o momento que nós somos chamados a firmar os nossos joelhos, muitas vezes vacilantes, e levarmos para frente a nossa fé sendo testemunhas de que encontramos em Jesus Cristo a nossa vida, assim como São Sebastião, concluiu.