Arquidiocese do Rio de Janeiro

37º 23º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 16/12/2018

16 de Dezembro de 2018

Santuários de Aparecida e de Fátima se unem em celebrações de centenários

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

16 de Dezembro de 2018

Santuários de Aparecida e de Fátima se unem em celebrações de centenários

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

28/04/2014 12:13 - Atualizado em 12/05/2014 16:02
Por: Fabíola Goulart (fabiolagoulart@testemunhodefe.com.br)

Santuários de Aparecida e de Fátima se unem em celebrações de centenários 0

Santuários de Aparecida e de Fátima se unem em celebrações de centenários / Arqrio

O Santuário Nacional de Aparecida se unirá ao Santuário de Fátima, em Portugal, para celebrar a fé e a devoção à Virgem Maria em seus países. A união será marcada pelo evento "Centenários de Bênçãos", a ser realizado nos dias 17 e 18 de maio, em Aparecida.

No Brasil, a Casa da Mãe Aparecida, padroeira do povo brasileiro, irá celebrar o tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, ocorrido em outubro de 1717. Do outro lado do Oceano Atlântico, o Santuário de Fátima continua a sua caminhada de sete anos rumo ao primeiro centenário das aparições de Maria aos três pastorzinhos em 1917. 

Até 2017, uma série de atividades serão desenvolvidas com o objetivo de propagar a devoção a Virgem Maria e propiciar o intercâmbio de romeiros e peregrinos entre os países.

A Celebração

A partir de uma programação festiva, o Santuário Nacional de Aparecida receberá do santuário português uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima que será entronizada em um monumento a ela dedicado no Santuário Nacional.

A programação começa no dia 17 de maio, sábado, com a recepção da imagem em frente à Matriz Basílica, seguida de procissão luminosa até o Santuário Nacional, onde será realizada a Missa e o Rosário.

Para a missa das 20h, de acolhida da Imagem de Nossa Senhora de Fátima e para a recitação do terço, às 22h, estarão presentes, o bispo de Leiria-Fátima, Dom Antônio dos Santos Marto, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas, o cardeal arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, o reitor do Santuário Nacional, padre Domingos Sávio, representantes do Consulado Geral de Portugal, da Casa de Portugal e do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, entre outras autoridades.

A recitação do Rosário terá a participação de diversos artistas e cantores brasileiros, que irão intercalar a meditação dos mistérios com um canto mariano.

Para a recitação do rosário, está confirmada a presença do fundador-presidente da Associação Tarde com Maria, Berthaldo Soares, que representa o Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Recreio, no Rio de Janeiro, onde está exposta a única replica da Capela das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, no Rio de Janeiro.

No domingo, às 7h30, no Santuário Nacional, o bispo de Leiria-Fátima, preside a celebração no Altar Central e realiza a entronização da imagem de Nossa Senhora de Fátima, em seguida ocorrerá o traslado da imagem de Fátima ao monumento onde permanecerá permanentemente para a veneração dos fiéis.

O evento Centenários de Bênçãos conta com o apoio da Casa de Portugal e do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo.

A programação representa a primeira iniciativa do calendário comemorativo que culminará em 2017, da série de atividades conjuntas entre os dois santuários marianos, e acontece na proximidade do dia dedicado a Nossa Senhora de Fátima. 

*Com informações do Santuário Nacional de Aparecida

Confira programação completa:

17 DE MAIO

17h30 - Recepção da Imagem em frente da Matriz Basílica

18h - Recitação do Terço

19h - Procissão luminosa pela Passarela da Fé trazendo a Imagem até o Santuário

20h - Eucaristia: Acolhida da Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Presidência de Dom Raymundo Damasceno Assis, Cardeal Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, e presença de Dom Antônio Augusto dos Santos Marto, bispo de Leiria-Fátima e de outros concelebrantes (transmissão TV Aparecida)

22h - Recitação do Terço, acolhendo a Imagem de Nossa Senhora de Fátima (transmissão TV Aparecida)

18 DE MAIO

07h30 - Eucaristia: Entronização da Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Presidência de Dom Antônio Marto e presença de Dom Raymundo Damasceno e de outros concelebrantes

08h30 - Traslado da Imagem de Nossa Senhora de Fátima ao monumento a Ela dedicado. (Cerimônia transmitida pela TV Aparecida, também para Portugal, e TV Cultura de São Paulo)

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.