07 de Março de 2021
“Via-sacra Virtual”: reflexões sobre a paixão, morte e ressurreição de Jesus
Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.
05/03/2013 16:03 - Atualizado em 05/03/2013 18:50
“Via-sacra Virtual”: reflexões sobre a paixão, morte e ressurreição de Jesus 0

Por Raphael Freire
Uma iniciativa do Vicariato Episcopal para Ação Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte vem fazendo com que fiéis não só de Minas Gerais, mas de todo o Brasil, vivenciem e fortaleçam sua fé através da “Via-sacra Virtual”, criada com o objetivo de preparar o internauta para as celebrações da Semana Santa.
Resumindo alguns pontos do Subsídio da Semana Santa, elaborado pelo Vicariato, a “Via-sacra Virtual” é um convite para que os fiéis tenham acesso e busquem praticar os conteúdos apresentados nos subsídios de cada Arquidiocese e Diocese, sem perder de vista o aspecto comunitário, participando das celebrações promovidas nas catedrais, santuários e paróquias de sua região.
— O objetivo é também destacar a importância da Via-sacra como um dos exercícios da Quaresma. Um exercício que é próprio da piedade popular de refletir sobre os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Essa Via-sacra Virtual quer ser ou pretende ser um instrumento a mais para que as pessoas tenham também a oportunidade de, através do site, realizar esse exercício, contanto que não seja algo que acomode a pessoa no individualismo, numa prática individual, mas que ajude como instrumento para rezar com os irmãos fazendo o exercício também na comunidade, ressaltou o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Wilson Luís Angotti Filho.
A Via-sacra é uma oração que contempla os últimos momentos da vida de Jesus: paixão, morte e ressurreição. São 15 estações, cada uma dedicada a um trecho do caminho da cruz de Cristo. As estações são acompanhadas por trechos bíblicos, meditações e orações. Através da Via-sacra, os cristãos percorrem um caminho espiritual e buscam uma melhor compreensão do amor incondicional de Cristo. Este exercício muito antigo, que se origina nos primeiros séculos da Igreja Católica, tomou forma com o tempo, até se tornar a Via-Sacra como conhecemos em nossos dias.
Na 46ª Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, escrita pelo agora Papa Emérito Bento XVI, o então Pontífice já exortava para a necessidade de “criar possibilidades de um diálogo profundo, feito não só de palavras e confrontação, mas também de convite à reflexão e ao silêncio”, algo que a “Via-sacra Virtual” vem possibilitando aos fiéis.
“(...) Devemos olhar com interesse para as várias formas de sítios, aplicações e redes sociais que possam ajudar o homem atual não só a viver momentos de reflexão e de busca verdadeira, mas também a encontrar espaços de silêncio, ocasiões de oração, meditação ou partilha da Palavra de Deus. Na sua essencialidade, breves mensagens – muitas vezes limitadas a um só versículo bíblico – podem exprimir pensamentos profundos, se cada um não descuidar o cultivo da sua própria interioridade. (...) Educar-se em comunicação quer dizer aprender a escutar, a contemplar, para além de falar; e isto é particularmente importante paras os agentes da evangelização: silêncio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo”, escreveu Sua Santidade, Bento XVI.
Conheça a “Via-sacra Virtual” e prepare-se para viver de modo mais profundo a Semana Santa em sua paróquia.
* Colaboração: Marcos Aurélio Jr / Arquidiocese de Belo Horizonte
* Foto: Site Arquidiocese de Belo Horizonte
Deixe seu comentário
Resposta ao comentário de: