Arquidiocese do Rio de Janeiro

33º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 12/11/2018

12 de Novembro de 2018

Minas Gerais se prepara para beatificação de Nhá Chica

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

12 de Novembro de 2018

Minas Gerais se prepara para beatificação de Nhá Chica

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

04/03/2013 18:23 - Atualizado em 04/03/2013 18:32

Minas Gerais se prepara para beatificação de Nhá Chica 0

Minas Gerais se prepara para beatificação de Nhá Chica / Arqrio

Por Portal A12  

A cidade de Baependi, em Minas Gerais, está na expectativa da cerimônia de beatificação de Nhá Chica, que acontecerá em 04 de maio próximo.  

Francisca de Paula de Jesus, carinhosamente chamada de Nhá Chica, nasceu em Santo Antônio do Rios das Mortes, distrito de São João Del Rey (MG), aos 26 de abril de 1810. Ainda menina, mudou-se com a mãe e o irmão para Baependi, onde se dedicou à fé e à caridade até a sua morte em 1895.  

A diocese de Campanha (MG), que compreende a cidade de Baependi, já definiu o local para a cerimônia. A celebração será no Centro de Eventos EMIL, no centro da cidade. Além disso, uma equipe cuida dos detalhes da organização do evento religioso.  

Vanduir dos Reis Abreu, compositor de músicas que homenageia Nhá Chica e colaborador do informativo paroquial "Santa Maria em sua Casa" falou sobre a preparação da cerimônia:  

— Toda a população está se preparando, diversos agentes de pastoral já tem se mobilizado para as festividades que deverá contar com fiéis de toda a região e de diversas partes do país, contou.  

A cerimônia que acontecerá no dia 04 de maio, a partir das 15h, seguirá o novo rito aprovado pelo Papa Emérito Bento XVI.  

Antes da Santa Missa, de acordo com o rito, a Diocese faz a acolhida do representante de Roma para a beatificação, logo em seguida este representante agradece o convite para a cerimônia e dá início à celebração. Há então a apresentação do candidato à beatificação com a leitura de um breve histórico de vida em que são apresentadas as virtudes, há a apresentação das relíquias do candidato à beatificação, dos restos mortais e demais pertences entre os quais estará a imagem de Nossa Senhora da Conceição trazida por Nhá Chica de São João Del Rei no início do século XIX. Por fim acontece a leitura do decreto da beatificação e em seguida, a Santa Missa.  

Estarão presentes à cerimônia, Ana Lúcia Meirelles que recebeu o milagre por intercessão de Nhá Chica, Bispos de várias dioceses do país e diversos padres, religiosos e religiosas, autoridades civis como o Governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia e a Presidente Dilma Roussef. Aguarda-se ainda a presença de prefeitos, deputados e outras autoridades políticas. Em relação ao celebrante, é aguardada a presença do representante de Roma que deverá ser escolhido para essa ocasião após a eleição do novo Papa.

A beatificação é mais um passo para a canonização, quando o beato se torna santo, Vanduir afirmou que a população baependiense já espera também esse acontecimento.  

— Os fiéis e devotos de Nhá Chica estão há muitos anos rezando por isto. A beatificação é um grande passo para a canonização, mas para isso, é preciso aguardar um prazo mínimo de 5 anos após a beatificação e a aprovação de um segundo milagre, disse.  

* Foto: Divulgação

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.