Arquidiocese do Rio de Janeiro

37º 23º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 16/12/2018

16 de Dezembro de 2018

Sínodo das famílias: "Questionários foram um sucesso"

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

16 de Dezembro de 2018

Sínodo das famílias: "Questionários foram um sucesso"

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

01/04/2014 17:49
Por: Rádio Vaticano

Sínodo das famílias: "Questionários foram um sucesso" 0

Sínodo das famílias:

A consulta sobre a pastoral familiar que o Papa encomendou a todas as dioceses e comunidades “foi um sucesso”, segundo afirma o Secretário do Sínodo, Cardeal Lorenzo Baldisseri. “84% das Conferências Episcopais e 70% dos indagados responderam”.

O cardeal revelou que as respostas partem do conhecimento e da difusão do ensinamento da Igreja sobre o matrimônio e a família, passando pelo conceito de lei natural, a evangelização, os desafios pastorais e suas nuances; o fenômeno das convivências e uniões de fato, a realidade dos separados, divorciados e recasados civilmente, e outras situações problemáticas. O questionário, recordou Baldisseri, foi enviado a 114 Conferências Episcopais dos cinco continentes.

“Em maio, anunciou o cardeal ao órgão de informação da Conferência Episcopal Italiana, o Conselho Ordinário da Secretaria aprovará o Instrumentum Laboris a ser enviado aos membros da Assembleia Geral Extraordinária, marcada para 5 a 19 de outubro de 2014, no Vaticano”.

Neste meio tempo, a organização da Assembleia está em pleno trabalho e multiplicam-se iniciativas de vários tipos nas Conferências Episcopais, Universidades Católicas e Institutos de Ciências religiosas, movimentos e associações católicas de famílias em todo o mundo.

“O tema da família, assinalou o cardeal italiano, é hoje crucial. Ao abordá-lo, o Papa quer deixar claro que a Igreja não se exime de enfrentar os desafios, mas os assume com toda a responsabilidade; quer caminhar com os tempos, acompanhar as pessoas, compartilhar alegrias, sofrimentos, esperanças; e quer fazê-lo de modo transparente, com determinação e verdade. A nova metodologia favorece a abordagem das temáticas e um dinamismo maior na realização do Sínodo”.

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.