Arquidiocese do Rio de Janeiro

38º 24º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 20/02/2017

20 de Fevereiro de 2017

São Sebastião acolhe comunidades da Chácara do Céu, Borel e Salgueiro, na Tijuca

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

20 de Fevereiro de 2017

São Sebastião acolhe comunidades da Chácara do Céu, Borel e Salgueiro, na Tijuca

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

19/01/2013 20:59 - Atualizado em 21/01/2013 19:46

São Sebastião acolhe comunidades da Chácara do Céu, Borel e Salgueiro, na Tijuca 0

São Sebastião acolhe comunidades da Chácara do Céu, Borel e Salgueiro, na Tijuca / Arqrio
temp_titleTrezena_Tijuca_NovoPortal_19012013205754
Dom Orani

Na manhã deste sábado, 19 de janeiro, décimo terceiro dia da Trezena de São Sebastião, o cortejo ao Padroeiro saiu da Igreja Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado em direção às comunidades da Chácara do Céu, Borel e Salgueiro, na Tijuca, para a Celebração Missionária, nas Capelas que recebem o nome do Santo Padroeiro.

Acompanhado pelo Vigário Episcopal do Vicariato Urbano, Padre José Laudares, e pelo Vigário Episcopal do Vicariato Norte, Padre Cláudio dos Santos, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, conduziu a Imagem Missionária até a Capela São Sebastião, da Chácara do Céu, onde foi acolhido pelo novo pároco, Padre Fábio Eduardo.

- É uma grande alegria para nós, aqui da comunidade da Chácara do Céu, na Capela São Sebastião, receber o Padroeiro do Rio de Janeiro, e a visita maravilhosa do nosso Arcebispo, Dom Orani Tempesta. Eu estou chegando agora, ainda acostumando com o ambiente e conhecendo as pessoas, e o nosso coração está muito alegre nesse ano, em que celebramos o Ano da Fé, e também nessa preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013). O povo também está muito alegre e feliz, e se sente acolhido porque o nosso Padroeiro veio nos visitar, comemorou.

A Assistente Social Cláudia Sabrino, que trabalha há cerca de 20 anos nas comunidades da Chácara do Céu e Borel, falou sobre a renovação trazida com a presença da Imagem Peregrina de São Sebastião:

- Eu acho que é muito gratificante receber essa Imagem, em um momento tão difícil que a cidade do Rio de Janeiro passa. Ajuda a revigorar a nossa fé, a nossa força, assim como São Sebastião foi um grande exemplo na história da Igreja Católica... para nós, é um momento de força, afirmou.

O cortejo seguiu em peregrinação até a comunidade do Salgueiro, onde a Imagem Missionária foi conduzida até a Capela São Sebastião, pelo pároco, Padre Paulo Romão, que falou sobre o acolhimento proposto no tema da Trezena:

- Precisamos abrir nossas casas para, assim como acolhemos a São Sebastião, acolher os peregrinos na Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013). Toda a comunidade, com grande alegria, acolhe São Sebastião, e fica renovada na fé, na esperança, com os olhos fitos naquele que viveu a fé e a santidade. Agradecemos pela presença de São Sebastião entre nós, trazendo esperança e renovação na fé, disse.

temp_titleTrezena_Tijuca_NovoPortal4_19012013205845
Imagem Peregrina
  Foto: Guilherme Silva

O Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, falou sobre a vivência do Ano da Fé, seguindo o exemplo deixado por São Sebastião:

- Nós fomos chamados a dar testemunho no meio das dificuldades desse mundo. São Sebastião foi perseverante na fé. Neste Ano da Fé, nós somos chamados a reavivar a nossa vida de fé, ressaltou.

O Vigário Episcopal do Vicariato Norte, Padre Cláudio dos Santos, que comemorou o seu aniversário acompanhando o cortejo ao Santo Padroeiro, falou sobre o trabalho realizado na comunidade, lembrando que precisamos deixar a presença de Deus se realizar em nossa vida, assim como São Sebastião:

- Hoje é meu aniversario e eu quero pedir a Deus que Ele toque no coração de cada um nesse momento, para acolher os peregrinos durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), assim como São Sebastião acolheu Cristo no seu coração. Que possamos sair daqui mais fortalecidos! Agradecemos ao Padre Paulo Romão por todo o trabalho que ele tem realizado. Que Deus nos ajude e faça a sua presença se realizar em nossa vida, assim como foi na vida de São Sebastião, disse.

*Texto: Elisa Simony

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.