Arquidiocese do Rio de Janeiro

34º 25º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 18/01/2021

18 de Janeiro de 2021

Dom Orani visita catacumba de São Sebastião e sua igreja titular em Roma

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

18 de Janeiro de 2021

Dom Orani visita catacumba de São Sebastião e sua igreja titular em Roma

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

24/02/2014 11:29 - Atualizado em 06/03/2014 18:23
Por: Fabíola Goulart (fabiolagoulart@testemunhodefe.com.br) e Igor Marques** (igor@testemunhodefe.com.br)

Dom Orani visita catacumba de São Sebastião e sua igreja titular em Roma 0

Dom Orani visita catacumba de São Sebastião e sua igreja titular em Roma / Arqrio

Em seu último dia em Roma, o cardeal Orani João Tempesta presidiu uma missa nas catacumbas de São Sebastião e rezou o Ângelus na paróquia romana em que é titular pelo cardinalato, a Igreja Santa Maria Mãe da Providência, no bairro de Monteverde, nesta segunda-feira, dia 24 de fevereiro.

Ao chegar à catacumba do padroeiro da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani rezou diante do altar onde estão as relíquias do mártir. O padre Francisco Reinaldo, estudante do Colégio Pio Brasileiro, conduziu a oração do Santo Terço antes da missa da Basílica de São Sebastião Fora dos Muros.

temp_titleIMG_20140224_WA0001_24022014121437Os bispos da Arquidiocese Dom Assis Lopes, Dom Paulo César Costa, Dom Antônio Augusto Dias Duarte, Dom Roque Costa Souza e Dom Luiz Henrique da Silva Brito, estavam presentes com o cardeal, que contou ainda com a presença do bispo da Diocese de Barretos (SP), Dom Edmilson Caetano. Muitos padres da arquidiocese e de diferentes regiões do Brasil, além da família do recém criado cardeal, participaram da celebração.

No início da missa, Dom Orani agradeceu ao frei Horácio e aos frades da basílica pela acolhida e à Dom Roque, que presidiu a comissão que organizou a sua viagem. Ele também se disse grato a todos os peregrinos que o acompanharam até o local do padroeiro dos cariocas, lugar que tradicionalmente recebe a visita do arcebispo quando está em Roma. "Estamos aqui para mais uma vez agradecer a Deus por essa benevolência de me criar cardeal", indicou a intenção especial do dia.

Na homilia da sua primeira missa presidida como cardeal, Dom Orani reafirmou: "Todas as pessoas que convivem comigo também receberam o cardinalato comigo!”.

“Essas terras romanas nos recordam as pessoas que deram sua vida pela causa do Evangelho! Que cada um de nós possa renovar a fé!", proclamou. Segundo ele, a ação do Espírito Santo faz olhar para Cruz e ver que ela não mata, mas fortalece.

temp_titleIMG_20140224_WA0004_24022014121442Ele também falou do grande exemplo de São Sebastião e de seu martírio em nossa busca para ser santos, já que "cada um de nós é chamado a viver uma vida de santidade". As palavras do Papa Francisco na homilia da missa com os novos cardeais foram reforçadas por Dom Orani, ao lembrar que o Colégio Cardinalício em que entrou não é uma corte ou os cardeais, príncipes, “mas, são Igreja e servos!”.

Dom Orani contou que a Basílica de São Sebastião já foi um mosteiro cisterciense, ordem religiosa a qual o arcebispo pertence, e tem um abade geral da congregação enterrado no local.

Toda a cidade do Rio foi colocada entre as intenções de oração. Antes de sair, Dom Orani fez questão de atender com carinho os peregrinos presentes e posar para fotos.

Igreja Santa Maria Mãe da Providência

temp_titleIMG_20140224_WA0011_24022014121451Após a Santa Missa, Dom Orani visitou a Igreja Santa Maria Mãe da Providência, no bairro de Monteverde, em Roma. O pároco da igreja que Dom Orani se tornou titular com o cardinalato, padre Alberto Orlando, acolheu o arcebispo e sua comitiva com alegria, e contou um pouco da rotina pastoral da comunidade.

Para Dom Orani, o título da Mãe da Providência é a oportunidade de lembrar “como Deus através de Maria, providencia tantas coisas em nossas vidas”.

>>> Cardeal Tempesta recebe Igreja Santa Maria Mãe da Providência

Seguindo uma antiga tradição, todo aquele que é criado cardeal, passa a ser titular de uma Igreja, em Roma, na Itália. O arcebispo do Rio foi criado cardeal no sábado, 22 de fevereiro, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, durante o primeiro Consistório Ordinário Público do Papa Francisco. Nos próximos dias, a igreja exibirá o brasão e a sua foto do cardeal Tempesta em sua fachada.

Volta ao Rio

Dom Orani viaja de volta ao Brasil ainda nesta segunda-feira, dia 24 de fevereiro, em embarque previsto para às 21h (horário local) e
 chegará à Cidade Maravilhosa na manhã de 25 de fevereiro.

Após a chegada ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, o cardeal Tempesta seguirá em direção à Igreja Cristo Redentor, na Avenida Brasil, 4947, em Bonsucesso. No local, será feita uma cerimônia de acolhida, com momentos de orações e bênçãos. Consta na programação que será entregue um presente à comunidade das Missionárias da Caridade (Congregação fundada por Madre Teresa de Calcutá), por causa da ligação direta com atividades ligadas à caridade e o tema do Ano Arquidiocesano.

>>> Mais detalhes sobre a celebração de acolhida de Dom Orani

No mesmo dia, toda arquidiocese é convidada a render graças a Deus participando da Santa Missa, às 18h, na Catedral de São Sebastião. 
A concentração está marcada para às 17h45 na porta da Catedral, onde o arcebispo será recepcionado pelo governo arquidiocesano: bispos auxiliares, cabido metropolitano e vigários episcopais. Antes da celebração, haverá um momento de meditação mariana.


Fotos: Igor Marques, por dispositivo móvel

**Correspondente do Jornal Testemunho de Fé e do Portal ArqRio nas celebrações do Consistório


Leia também:

“Comigo todos os cariocas recebem o cardinalato”

Procissão de São Sebastião é transformada em patrimônio da cidade

Missa de acolhida do novo cardeal será no dia 25 de fevereiro

Papa Francisco preside missa com os novos cardeais

"Bons servidores e não bons patrões!"

Criado Cardeal da Igreja na Cátedra de Pedro



Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.