Arquidiocese do Rio de Janeiro

30º 21º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 26/06/2019

26 de Junho de 2019

Cerca de 70 mil fiéis participam da procissão de São Sebastião

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

26 de Junho de 2019

Cerca de 70 mil fiéis participam da procissão de São Sebastião

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

20/01/2014 19:53 - Atualizado em 21/01/2014 00:00
Por: Andréia Gripp, Jéssica Pinheiro, Nathália Cardoso e Bruno Tortorella

Cerca de 70 mil fiéis participam da procissão de São Sebastião 0

Cerca de 70 mil fiéis participam da procissão de São Sebastião  / Arqrio

As homenagens a São Sebastião, padroeiro da arquidiocese e da cidade do Rio de Janeiro, prosseguiram na tarde desta segunda-feira, dia 20 de janeiro. Às 16h, a tradicional procissão levando a imagem histórica do santo saiu da Igreja dos Frades Capuchinhos em direção à Catedral, tendo à frente o arcebispo Dom Orani João Tempesta. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, também acompanhou o cortejo. Segundo informações do Vicariato para a Comunicação Social, cerca de 70 mil fiéis participaram da procissão. O dia marcou a abertura do Ano Arquidiocesano da Caridade.



>>> Ano da Caridade: convite, desafio e missão

Pelas ruas por onde passou, a procissão foi acolhida por moradores que acenavam em suas janelas com lenços vermelhos. Bispos, padres, seminaristas, religiosos, membros das pastorais sociais e de associações, junto aos milhares de fiéis, rezaram pela cidade do Rio de Janeiro, pelos jovens, pelos doentes, pelo Papa Francisco e pela Igreja. Aos pés da imagem do santo mártir, devotos depositaram seus pedidos.

Ao longo do trajeto Dom Orani fez duas paradas: a primeira em frente ao Hospital da Polícia Militar e a segunda, em frente ao Instituto Nacional de Câncer (INCA). Nesses locais, elevou uma prece por todos os doentes, pela equipe médica e pelos familiares dos pacientes, pedindo a intercessão de São Sebastião por cada um. “Pai de bondade, olhai por todos que aqui estão e os guarde em sua misericórdia. Que as pesquisas avancem e que sempre mais encontremos melhores caminhos para a cura”, rezou o cardeal eleiro diante do INCA.

temp_titleDSC_0108_20012014233428Auto conta a vida do padroeiro

Na Catedral, milhares de fiéis já aguardavam o cortejo. Dom Orani trazia em suas mãos a relíquia do padroeiro. Posicionada a imagem histórica em frente ao palco montado na Avenida Chile, teve início o auto de São Sebastião, encenado pela companhia de teatro da Casa Julieta Serpa.

Dirigidos por Márcio Fonseca, os 22 atores que compuseram o elenco apresentaram um espetáculo de 23 minutos. O papel principal foi representado pelo ator André Rosa. De autoria de Valcir Carrasco, o auto contou a história do santo guerreiro, que deu a sua vida pela defesa da sua fé. Ao final, os atores apresentaram algumas flechas que atingem hoje a cidade do Rio de Janeiro: miséria, violência e falta de caridade foram temas levantados. Porém, afirmou o elenco, “o Rio vencerá esses desafios junto a São Sebastião, discípulo da fé e da caridade, mensageiro da paz”.

Também fizeram uma homenagem a Dom Orani pela sua eleição ao cardinalato. Uma grande faixa foi aberta, na qual estava escrito: “A Arquidiocese do Rio e o povo do Rio de Janeiro saúdam o cardeal Dom Orani João Tempesta”. Os fiéis presentes encerraram o momento com aplausos ao arcebispo do Rio.

temp_titleDSC_0137_20012014233446Cristo como meta

Dom Orani subiu ao palco para a bênção dos fiéis e da cidade com a relíquia do padroeiro. Antes, falou aos presentes, ressaltando a necessidade dos cariocas se comprometerem em rezar por ele nesta nova missão confiada pelo Vaticano.

“A inspiração que o Senhor me deixou no dia em que fui eleito cardeal foi de nunca perder de vista Cristo, mas tê-lo sempre como alvo, como meta. Que eu possa enxergar as pessoas, a Igreja e os acontecimentos da cidade como ele faz, do alto do Corcovado”, disse o carcebispo.

Ao falar sobre o Ano Arquidiocesano da Caridade aberto hoje, ressaltou o exemplo de São Sebastião e convocou os fiéis a serem missionários e exercerem uma presença curativa na sociedade. “O carioca já traz o jeito de São Sebastião, de não se abalar com os ferimentos, mas permanecer firme na fé”, pontuou.

Missa

Após a bênção, o cardeal eleito se dirigiu para o interior da Catedral, onde presidiu a Santa Missa, que encerrou o dia do padroeiro na cidade. A celebração marcou, também, o envio dos seminaristas para a realização de trabalhos sociais em paróquias da Arquidiocese do Rio, de diversos bairros, como Guaratiba, Inhaúma, Complexo do Alemão e Acari. A missão acontecerá a partir do dia 2 de fevereiro e terá a duração de aproximadamente um mês.

temp_title1390250748001_20012014194139Na procissão de entrada, agentes das pastorais sociais da arquidiocese levaram cartazes alusivos ao Ano da Caridade, que foram colocados em frente ao presbitério.

Na acolhida, Dom Orani agradeceu a Deus por iniciar as atividades pastorais de 2014 com o padroeiro e colocou no altar do senhor todas as intenções ouvidas durante a Trezena de São Sebastião, nas diversas comunidades do Rio de Janeiro por onde a imagem peregrina passou.

Durante a homilia, o arcebispo falou do exemplo de São Sebastião e desejou: "com São Sebastião, que está aqui conosco, que todo homem e mulher possa viver com coerência sua vida batismal e, por consequência, o amor ao próximo".

Ao falar sobre o Ano da Caridade, lembrou que ela é uma virtude do Senhor, que "somos chamados a viver, precedendo qualquer ação". E exortou: "Que a caridade reine em nossos corações".

Fotos: Gustavo de Oliveira e Bruno Tortorella (por dispositivo móvel)


Leia também:

Tradicional missa na Igreja São Sebastião abre festividades no dia do padroeiro

VEJA AQUI: Todas as matérias dos 13 dias de peregrinação da imagem de São Sebastião


Fotos da galeria 1: Gustavo de Oliveira




Fotos da galeria 2: Carlos Moioli








Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.