Arquidiocese do Rio de Janeiro

28º 21º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 17/11/2019

17 de Novembro de 2019

Missa encerra Trezena de São Sebastião

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

17 de Novembro de 2019

Missa encerra Trezena de São Sebastião

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

19/01/2014 21:39 - Atualizado em 27/01/2014 18:00
Por: Bruno Tortorella (bruno@testemunhodefe.com.br) e Fabíola Goulart (fabiolagoulart@testemunhodefe.com.

Missa encerra Trezena de São Sebastião 0

Missa encerra Trezena de São Sebastião / Arqrio
O último dia da Trezena de São Sebastião foi de agenda cheia para a comitiva que leva a imagem missionária do padroeiro por bairros, organizações e instituições de caridade do Rio de Janeiro. A parte da tarde deste domingo, 19 de janeiro, contou com visitas a capelas e paróquias dedicadas a São Sebastião e ao Hospital do Câncer, na Penha.

A celebração da Santa Missa na Igreja São Sebastião, em Vargem Grande, encerrou as atividades dos 13 dias de oração e visitas. Presidida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, a celebração foi concelebrada pelo pároco, o padre polonês Ricardo Boguslaw, o coordenador de eventos da Arquidiocese, padre Omar Raposo,  e o vigário episcopal do Vicariato Urbano, padre José Laudares, que acompanhou a comitiva desde o início da Trezena. 
temp_titleDSC_9830_20012014111454
Dom Orani recebeu homenagens no final da missa, na Paróquia São Sebastião, em Vargem Grande

"O coração do carioca é muito aberto a experimentar a graça de Deus. É por isso que, neste Ano da Caridade, poderemos extravasar o amor de Deus por toda a cidade”, disse Dom Orani na saudação inicial à todos que lotavam a igreja.

Na homilia, Dom Orani fez um balanço destes 13 dias de missão popular. "Depois das festas de fim de ano, o Rio de Janeiro acorda para um novo ano com São Sebastião nas ruas”, afirmou.

O arcebispo também reforçou uma das mensagens principais da Trezena: a de fazer do padroeiro um exemplo de vida e santidade. “São Sebastião continuou evangelizando até o fim, mesmo com as perseguições. Até hoje seu exemplo continua nos inspirando, a sermos fiéis na fé em meio as flechadas da vida. (...) Ele é, para todos nós, exemplo de cristão. Martirizado, sua voz ressoa em todos os cantos. Assim também nós queremos gritar à cidade, ao mundo todo, que temos alguém que testemunha Cristo, nosso Senhor, aquele que também anunciamos. (...) São Sebastião nos exorta, pela sua própria vida, a caminharmos na santidade”, finalizou.

Capelas e paróquias recebem imagem do padroeiro

temp_titleIMG_20140119_WA0074_19012014213339A Capela São Sebastião, no bairro Anil, foi a primeira a receber a visita da imagem peregrina nesta tarde de domingo. O pároco local, padre Marcos Vinícius Miranda, da Paróquia São João Batista, em Rio das Pedras, foi quem carregou a imagem até ser entronizada na igreja. A recepção foi simples, mas com muita alegria.

A comitiva voltou para a região da Penha para visitar o Hospital do Câncer, onde funcionários e pacientes aguardavam a chegada da imagem do padroeiro e do arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.

Isso atrasou a programação, quando a comitiva retornou para a região de Jacarepaguá, na Zona Oeste, para o próximo ponto de encontro: a Capela São Sebastião, da Paróquia Sagrada Família, em Freguesia.  O atraso não desanimou os devotos. Lá, muitos fogos e gritos de "Viva São Sebastião!" receberam a comitiva na comunidade carente na Estrada do Boiúna.

O padre Roberto Barbosa acolheu e entronizou a imagem.  “Obrigado por ser um missionário de São Sebastião", disse o pároco na saudação ao recém-nomeado cardeal.

temp_titleIMG_20140119_WA0077_19012014213337As comunidades de toda a paróquia lotaram a capela. Cada uma trouxe seu estandarte e apresentou ao arcebispo.  “Que São Sebastião possa interceder por nós por mais paz, saúde e nos livre da fraqueza do espírito”, afirmou Lenilda Paulino, de 49 anos, membro da Pastoral Familiar e Círculo Bíblico da paróquia.

Em sua fala, Dom Orani falou sobre o notável crescimento da comunidade desde a última visita na Trezena do ano passado. "A comunidade continua crescendo na fé, na evangelização e também no espaço celebrativo", observou ele.

"No Ano da Caridade, que nasce da experiência do amor de Deus em nossa vida, somos chamados a aprimorar maneiras de amar o irmão", afirmou Dom Orani. No fim, ele deu um conselho ao convidar os fiéis a examinar diariamente sua consciência para saber se demos algum passo para amar ao próximo.

Visita aos pacientes com câncer

temp_titleIMG_20140119_WA0066_19012014214622O Hospital Mário Kröeff, conhecido como Hospital do Câncer, na Penha, foi a única instituição de saúde visitada nesta véspera do dia de São Sebastião. A instituição completa 75 anos em 2014 e conta com uma estrutura de 110 leitos.

“Dom Orani é uma pessoa muito generosa, muito humilde, muito humana, e se coloca sempre frente a frente com o povo, junto com a população; uma pessoa que merece total respeito dos católicos e de todas as pessoas do Rio de Janeiro. Fico muito feliz com a presença dele no hospital e espero que ele retorne a nos visitar após se tornar oficialmente um cardeal do Papa Francisco”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Assistência aos Cancerosos (Abac), Humberto Gonçalves, sobre a oportunidade de receber a visita do recém nomeado cardeal.

Dentro do hospital, a imagem do padroeiro foi levada até a Capela Nossa Senhora das Graças. Estiveram presentes o pároco da Paróquia Santa Cecília, de Brás Pina, padre indiano Thomas Kizhakethayil, e o capelão militar da marinha, padre Alexsandro Araújo.

No sermão, o arcebispo falou de como é importante unir o trabalho profissional com uma vivência cristã e humanizadora.  "A leitura que ouvimos resume o espírito do que queremos viver neste Ano da Caridade. Sabemos que o bem é essencial à vida humana. A caridade deve ser o centro de nossa vida, semeando o amor de Deus ao próximo", destacou Dom Orani.

temp_title1555433_602763299794644_482139878_n_19012014214700“No hospital há a preocupação com o contagio por vírus, bactérias. Nossa preocupação é contagiar os outros com o bem”, relacionou o arcebispo.

A celebração missionária terminou com muitos aplausos. Logo após, o arcebispo visitou rapidamente a ala de oncologia da instituição e conversou com pacientes que recebem cuidados paliativos.

>>> Clique aqui e saiba como participar das atividades do Dia de São Sebastião



(Fotos: Gustavo de Oliveira e Bruno Tortorella (com dispositivos móveis)

Fotos Galerias: Gustavo de Oliveira

Igreja São Sebastião, em Vargem Grande



Capela São Sebastião, no bairro Anil


Capela São Sebastião, no bairro Freguesia


Hospital Mário Kröeff, na Penha


Leia também:

A grande mensagem do padroeiro: é preciso manter a fé


Protagonistas da Fé

Festa da Caridade

"As pessoas tem sede e fome de serem atingidas pela boa notícia: Cristo"

2014: Novas oportunidades para recomeçar

"A paz é a resposta de quem deseja amar o próximo”

Escolas de caridade

São Sebastião visita a Zona Norte do Rio

Imagem de São Sebastião leva a mensagem da esperança e da caridade

Um santo ardente em caridade

Testemunho e exemplo na Trezena

São Sebastião leva esperança ao Hospital Central do Exército

Comunidades terapêuticas recebem imagem peregrina de São Sebastião

"Eles percebem que não estão sozinhos. A Igreja está com eles"

Uma manhã de júbilo para a Arquidiocese do Rio

Baixe os materiais da Trezena de São Sebastião 2014

 

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.