Arquidiocese do Rio de Janeiro

30º 21º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 26/06/2019

26 de Junho de 2019

"As pessoas tem sede e fome de serem atingidas pela boa noticia: Cristo"

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

26 de Junho de 2019

"As pessoas tem sede e fome de serem atingidas pela boa noticia: Cristo"

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

18/01/2014 16:01 - Atualizado em 27/01/2014 17:03
Por: Igor Marques (igor@testemunhodefe.com.br) e Nathalia Cardoso (nathalia@testemunhodefe.com.br)

"As pessoas tem sede e fome de serem atingidas pela boa noticia: Cristo" 0

Dando início ao penúltimo dia da Trezena de São Sebastião, 18 de janeiro, a Imagem peregrina do padroeiro do Rio de Janeiro, visitou mais comunidades de fé na Zona Oeste da cidade.

Como já acontece tradicionalmente na manhã de sábado, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidiu a Missa Rio Celebra, desta vez na Capela São Sebastião, em Vila Kennedy.

A imagem foi recebida no local pelo pároco padre Cláudio Aguiar e por muitos fiéis que com aplausos e vivas acolheram o Santo Guerreiro. A celebração foi transmitida pela Rede Vida, WebTV Redentor e pela Rádio Catedral FM 106,7.

A Santa Missa foi concelebrada pelo vigários episcopais dos vicariatos Urbano e Oeste, padre José Laudares e monsenhor Luiz Artur, pelo pároco, pelo vigário paroquial padre William Rufino e pelo monsenhor Orlando Aparecido de Souza Pannaci, que é vigario geral da Diocese de São João da Boa Vista e fundador da Comunidade Missionaria da Providência Santíssima.

Em sua homilia, Dom Orani falou sobre o Ano Arquidiocesano da Caridade, e sobre a importância dos fiéis assumirem o compromisso de fazer o bem pelo próximo.

"Dentro deste Ano da Caridade, Deus espera de nós uma resposta. Que nós concretizemos a caridade em nosso dia-a-dia. As pessoas tem sede e fome de serem atingidas pela noticia: Cristo", salientou o arcebispo.

A paroquiana Lúcia Lima, que participa da comunidade desde sua fundação, afirmou que é uma grande alegria para os fiéis da região receber a imagem missionária que, segunda ela, neste ano vem acompanhada de um presente especial: o novo cardeal do Rio de Janeiro.

"Desde que Dom Orani começou a Trezena de São Sebastião no Rio de Janeiro, que nossa comunidade tem a alegria de receber essa imagem. Aqui somos um pequeno grupo que quer crescer no amor e na unidade, vencendo as diferenças", disse Lúcia.

Marcados pelo sinal da fé


temp_title1390048870626_18012014162757Seguindo a programação, a comitiva partiu em direção à Capela São Sebastião, em Campo Grande, que pertence a Paróquia São João Batista.

A imagem foi acolhida pelo pároco padre Roberto Pereira, que há 15 dias chegou a comunidade, e dirigida para o templo onde foi realizada a celebração missionária.

Ao ser acolhido pelos fiéis, Dom Orani recebeu do pároco local uma camisa temática de São Sebastião. Todos os paroquianos também usavam este símbolo da festa do padroeiro.

Para a participante Marcia Aquino, este pequeno gesto simboliza o cariho que toda a comunidade tem pelo cardeal eleito, que todos os anos visita e participa dos festejos do padroeiro. Ela ainda ressaltou a importância de viver o Ano da Caridade.

"No último ano, tivemos a oportunidade de celebrar nossa fé. Agora, celebramos o Ano da Caridade é a oportunidade de fazer pelos pobres. Já temos alguns projetos pensando nessa missão", afirmou.

Ao final do encontro, Dom Orani recebeu uma Orquídea das mãos do padre Roberto, que agradeceu por sua missão e o parabenizou pela nomeação cardinalícia.

Seguindo o exemplo de São Sebastião

temp_title1390053667777_18012014163233Encerrando as atividades da manhã, a imagem visitou outra capela dedicada ao Santo Mártir,desta vez em Cantagalo, em Guaratiba. Sendo acolhida pelo pároco padre André Luiz Teixeira de Lima e por muitos fiéis, que se emocionaram com a chegada de São Sebastião, o cortejo entronizou a imagem na comunidade, onde o arcebispo do Rio, presidiu uma celebração.

Em sua reflexão, Dom Orani propôs aos presentes em fazer uma atualização diária de como viver a caridade e o amor.

"Temos que começar a dar preferencia as noticias boas. Para contagiar a cidade com a fraternidade. E temos que começar com os pequenos gestos. Os problemas existem. Mas devemos viver as pequenas coisas extraordinariamente", afirmou.

Para o padre André é preciso viver a vida pelo Cristo, que derramou seu sangue por toda a humanidade, seguindo o testemunho que deu São Sebastião.

"A visita desta imagem chama a todos para sermos católicos e cristãos discípulos e missionários como São Sebastião. Copiando seus ensinamentos e seu exemplo em seguir Jesus", enfatizou.

Ao final da celebração, Dom Orani cumprimentou e abençoou todos os presentes.

>>> Veja a programação completa da Trezena

Fotos Galerias: Guilherme Silva

Missa Rio Celebra, na Capela São Sebastião, em Vila Kennedy



Capela São Sebastião, em Campo Grande


Capela São Sebastião, Cantagalo, em Guaratiba


Leia Também:

2014: novas oportunidade para recomeçar

"A paz é a resposta de quem deseja amar o próximo”

Escolas de caridade

São Sebastião visita a Zona Norte do Rio

Imagem de São Sebastião leva a mensagem da esperança e da caridade

Um santo ardente em caridade

Testemunho e exemplo na Trezena

São Sebastião leva esperança ao Hospital Central do Exército


Comunidades terapêuticas recebem imagem peregrina de São Sebastião

"Eles percebem que não estão sozinhos. A Igreja está com eles"

Uma manhã de júbilo para a Arquidiocese do Rio

Baixe os materiais da Trezena de São Sebastião 2014

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.