Arquidiocese do Rio de Janeiro

23º 20º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 22/09/2019

22 de Setembro de 2019

Escolas de Caridade

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

22 de Setembro de 2019

Escolas de Caridade

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

17/01/2014 10:36 - Atualizado em 27/01/2014 15:58
Por: Bruno Tortorella (bruno@testemunhodefe.com.br) e Nathalia Cardoso (nathalia@testemunhodefe.com.br)

Escolas de Caridade 0

Escolas de Caridade / Arqrio

Nesta sexta-feira, 17 de janeiro, a programação do décimo primeiro dia da Trezena de São Sebastião tem início na Casa do Padre, no Rio Comprido, e no Ambulatório da Providência, em São Cristóvão. O padre José Laudares, vigário episcopal do Vicariato Urbano, e o padre Cláudio dos Santos, vigário episcopal do Vicariato Norte, acompanharam a comitiva.

Na Casa do Padre, localizada ao lado do Seminário São José, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidiu a Celebração Eucarística.

A imagem foi conduzida na residência pelo bispo emérito Dom Assis Lopes. Dom Karl Josef Romer, também bispo emérito, residente da Casa do Padre, saudou Dom Orani, dizendo que todos dali admiram a incansável atitude pastoral do arcebispo e falou ainda da alegria que sentem pelo serviço do futuro cardeal à Igreja universal.

Entre os presentes estavam religiosas, seminaristas, padres residentes e pessoas do grupo “Amigos da Casa do Padre”, coordenado pela irmã Maria do Rosário, que presta assistência à casa. “Acolher São Sebastião significa receber muitas graças de Deus para fortalecer nosso trabalho aqui”, afirmou a religiosa.

temp_titleIMG_20140117_WA0003_17012014104416
 

Após as palavras de Dom Romer, o arcebispo agradeceu: “É uma missão e responsabilidade que o Papa Francisco confiou a mim, mas ao mesmo tempo, sei que todo o rebanho se sente nomeado comigo”. Na homilia, o arcebispo falou sobre o exemplo de caridade que é a Casa do Padre.

“Nesta casa temos aspectos muito bonitos de amor ao próximo. O que aqui residem são homens de Deus que serviram e servem aos irmãos e irmãs. E também há neste lugar pessoas que se preocupam em dar o amor para quem já transmitiu esse afeto ao longo de suas vidas, homens de Deus que através de suas vidas levaram outros a conhecerem Cristo”, ressaltou ele.

Ambulatório da Providência: escola de caridade

Iniciando as ações do Ano da Caridade, a visita da imagem peregrina de São Sebastião ao Ambulatório da Providência, em São Cristóvão, fez lembrar os trabalhos sociais da Arquidiocese. A imagem visitou pela primeira vez o local e foi recebida com pétalas de rosas enquanto o padre Laudares a conduzia à capela do local.

temp_titleIMG_20140117_WA0029_17012014113702O ambulatório foi criado há 25 anos pelo Banco da Providência, inicialmente para atender pacientes soropositivos. Hoje assiste, prioritariamente, usuários de crack. Tem, inclusive, um trailer de atendimento na Vila Mimosa, no Estácio, que assiste a cerca de 30 pessoas por mês.

“Esse ambulatório, sem dúvida, é uma escola do amor”, exaltou o padre Laudares. “A parte médica se une à religiosa para recuperar as pessoas do vício. Os profissionais que aqui trabalham querem ver o outro com saúde, feliz. Esse ambulatório concretiza o amor ao próximo e transparece o que nós, enquanto Arquidiocese, desejamos para o Ano da Caridade”, finalizou.

“O amor é a característica do nosso trabalho. Além de termos todos os profissionais da saúde, estamos sempre voltados para a caridade. Às vezes acreditamos que não há mais o que fazer, mas tem sim: com o amor, é incrível como eles [os pacientes] melhoram”, explicou a diretora do ambulatório, Maria Inez Linhares, sobre a prevalência da caridade no trabalho que é realizado no local.

>>> Veja a programação completa da Trezena

Fotos Galerias: Guilherme Silva

Casa do Padre



Ambulatório da Providência


Leia Também:

São Sebastião visita a Zona Norte do Rio

Imagem de São Sebastião leva a mensagem da esperança e da caridade

Um santo ardente em caridade

Testemunho e exemplo na Trezena

São Sebastião leva esperança ao Hospital Central do Exército


Comunidades terapêuticas recebem imagem peregrina de São Sebastião

"Eles percebem que não estão sozinhos. A Igreja está com eles"

Uma manhã de júbilo para a Arquidiocese do Rio

Baixe os materiais da Trezena de São Sebastião 2014




Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.