Arquidiocese do Rio de Janeiro

23º 20º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 22/09/2019

22 de Setembro de 2019

São Sebastião visita a Zona Norte do Rio

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

22 de Setembro de 2019

São Sebastião visita a Zona Norte do Rio

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

16/01/2014 19:19 - Atualizado em 27/01/2014 15:53
Por: Bruno Tortorella (bruno@testemunhodefe.com.br) e Nathalia Cardoso (nathalia@testemunhodefe.com.br)

São Sebastião visita a Zona Norte do Rio 0

São Sebastião visita a Zona Norte do Rio / Arqrio

Na tarde do décimo dia de peregrinação pela cidade, a comitiva com a imagem missionária seguiu para a Capela São Sebastião, que faz parte do território da Paróquia São Tiago, em Inhaúma. Por onde passou, o cortejo foi reverenciado. Uns se benzeram, enquanto outras pessoas ergueram as mãos para saudar o santo padroeiro.

A imagem foi levada até um campo de futebol próximo à capela por um jovem chamado Ryan Bastista, de 10 anos de idade, que frequenta o local. Sorridente, o menino afirmou estar muito contente por receber a visita do padroeiro e do arcebispo, recentemente eleito cardeal, Dom Orani João Tempesta. 

O pároco, padre Alexandro Tarquino da Silva, foi quem carregou a imagem até a capela, onde aconteceu a celebração missionária. “A comunidade do Rio de Janeiro está pulsando de alegria por sua nomeação, Dom Orani”, disse ele na saudação de boas vindas.

Após a leitura da Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 12-13), Dom Orani convidou a todos à prática da caridade, tema de reflexão deste ano da arquidiocese.

“A leitura que acabamos de ouvir deve ser o pano de fundo do que queremos fazer nesse ano da caridade. Deus é amor e quem ama está em Deus. E a leitura nos fala que quem ama o próximo faz bem ao outro. Isso não se faz por decreto, mas pela conversão do coração. A minha vida pode e deve ser mudada para viver a caridade”, afirmou.

Em seguida, o arcebispo foi visitar a casa de uma moradora local, Marcina Mota, que tem duas filhas com deficiência. Paciente, ele ouviu sobre a sua vida, que mora sozinha com as meninas, e conversou com ela.

“Quando me disseram que o arcebispo viria à minha casa eu não acreditei. Esta visita me trouxe até mais saúde”, afirmou Marcina, que, em 20 de janeiro, dia do santo padroeiro, completará seus 86 anos de idade.

Na volta, já na capela, Dom Orani elogiou a assistência que a paróquia dá para toda a comunidade. “Esse gesto representa aquilo que devemos praticar no Ano da Caridade”, ressaltou o arcebispo.

Periferias existenciais

temp_titleIMG_20140116_WA0020_16012014191711Na Capela São Sebastião, Nossa Senhora do Rosário e Sant’Ana, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Del Castilho, a comitiva foi recepcionada pelo pároco, padre João de Deus Góis, e por Tereza Lopes Simão, provedora da irmandade, que tem o mesmo nome da capela. Foi ela quem conduziu a imagem ao interior do local. Os fiéis, que lotavam o lugar, recepcionaram São Sebastião com lenços vermelhos, muito animadamente.

A capela se situa em um local com muitos moradores de rua com dependência química. E foi para pedir pela recuperação dessas pessoas que Ducelina Alves, de 70 anos, rezou naquele momento diante de da imagem do santo padroeiro.

“São Sebastião veio trazer a paz para nossas famílias e para nossa cidade. Espero que essa bênção chegue às pessoas que vivem no mundo das drogas”, pediu ela.

São Sebastião visita local de nascimento de Odetinha


Na chegada à Capela São Sebastião, da Paróquia São Luiz Gonzaga, em Madureira, o capelão da irmandade São Sebastião de Dona Clara, padre 
Henrique Ney Soares, acolheu a comitiva e o santo padroeiro. A rua estava enfeitada para recepcioná-los. O provedor da irmandade, Heleno Borges, conduziu a imagem ao interior da capela.

temp_titleIMG_20140116_WA0021_16012014191336

Na celebração, Dom Orani falou sobre Odetinha, a jovem serva de Deus nascida em Madureira, que está em processo de beatificação. E citou a abertura do processo de beatificação do casal carioca Zélia e Jerônimo de Castro, que acontecerá durante a Trezena deste ano. Com isso, convidou a todos a observarem o exemplo destas pessoas na busca à santidade.
“Nós pedimos pela bênção de nossa cidade neste ano, que vai ser o Ano da Caridade, e pedimos a proteção de São Sebastião para o nosso bairro, e também para nosso novo cardeal, Dom Orani João Tempesta, para que ele possa cada vez mais trazer essa paz que traz todos os dias a nossas comunidades”, disse Ellber Lima, de 23 anos.

De lá, a comitiva de São Sebastião seguiu para a Comunidade Terapêutica Maranathá, em Madureira. Para fechar a programação do dia, Dom Orani presidiu uma Celebração Eucarística na Igreja São Sebastião, em Bento Ribeiro.


>>> Veja a programação completa da Trezena


Fotos Galerias: Gustavo de Oliveira

Capela São Sebastião, em Inhaúma



Capela São Sebastião, em Del Castilho


Capela São Sebastião, em Madureira


Comunidade Terapêutica Maranathá, em Madureira


Igreja São Sebastião, em Bento Ribeiro


Leia Também:

Imagem de São Sebastião leva a mensagem da esperança e da caridade

Um santo ardente em caridade

Testemunho e exemplo na Trezena

São Sebastião leva esperança ao Hospital Central do Exército


Comunidades terapêuticas recebem imagem peregrina de São Sebastião

"Eles percebem que não estão sozinhos. A Igreja está com eles"

Uma manhã de júbilo para a Arquidiocese do Rio

Baixe os materiais da Trezena de São Sebastião 2014

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.