Arquidiocese do Rio de Janeiro

28º 21º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 17/11/2019

17 de Novembro de 2019

Imagem de São Sebastião leva a mensagem da esperança e da caridade

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

17 de Novembro de 2019

Imagem de São Sebastião leva a mensagem da esperança e da caridade

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

15/01/2014 19:48 - Atualizado em 23/01/2014 19:32
Por: Igor Marques (igor@testemunhodefe.com.br) e Bruno Tortorella (bruno@testemunhodefe.com.br)

Imagem de São Sebastião leva a mensagem da esperança e da caridade 0

Imagem de São Sebastião leva a mensagem da esperança e da caridade / Arqrio

“A imagem de São Sebastião vem trazer a mensagem da esperança e da caridade”. Assim o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, iniciou a celebração no Hospital da Polícia Militar do Estado do Rio Janeiro (PMERJ), no Estácio, primeiro lugar que a imagem visitou, na tarde desta quarta-feira, 15 de janeiro.

>>> Um padroeiro que desperta emoção

Com muitos aplausos, a imagem do patrono da cidade do Rio de Janeiro foi acolhida pelos presentes, e entronizada pelo padre Renato Gonçalves Martins, capelão da Polícia Militar.

Também estiveram presentes os vigários episcopais, padre Cláudio dos Santos, do Vicariato Norte, e padre José Laudares, do Vicariato Urbano, e o diácono permanente Cesar Augusto Gonçalves.

O recém-nomeado cardeal, Dom Orani, conduziu a celebração do folheto. Em sua reflexão, o arcebispo, falou de dois aspectos muito importantes no hospital, que fazem bem ao próximo.

“O primeiro é que são policiais, que têm por missão servir a população para dar segurança, e o segundo aspecto é que aqueles que trabalham em hospitais têm em sua profissão a essência de ajudar e amar a seu próximo”, afirmou.

temp_title1389815030041_15012014201702Para Antonieta Germano da Silva, de 70 anos, que é voluntária na capela da unidade hospitalar, o trabalho de assistência religiosa é muito importante para os enfermos.

“É uma emoção muito grande receber a visita do novo cardeal, nessa capela tão simples do hospital. Os doentes precisam muito de fé e apoio. Os enfermos que estão nesse hospital precisam de nós, de uma palavra, de um abraço. Às vezes quando chego têm alguns bilhetes debaixo da porta pedindo visitas, para alguém levar comunhão e orações. Eles estão sedentos da Palavra de Deus”, salientou.

Enquanto alguns funcionários, voluntários e agentes da Pastoral da Saúde rezavam o terço na capela, Dom Orani visitou enfermarias e o CTI.

São Sebastião vai ao encontro do enfermo

Na sequencia das visitas do dia, a imagem peregrina foi ao Hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus, na Tijuca, conhecido depois da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, como Hospital do Papa, devido a visita do Santo Padre à unidade.

 A imagem foi recebida pelo diretor do hospital, frei Paulo Batista, que a dirigiu para o pátio da instituição, que estava repleta de funcionários, pacientes, agentes da Pastoral da Saúde e visitantes. No local foi realizada a celebração missionária.

Durante a reflexão, Dom Orani desejou “que São Sebastião nos inspire a sermos discípulos da caridade e do amor, permanecendo firme na fé e na prática do bem”.

“Estamos em um lugar que, pela própria natureza, tem a missão de ser sinal de amor ao próximo”, disse.

Ao fim, o arcebispo visitou diversas alas do hospital, onde teve a oportunidade de cumprimentar e abençoar doentes e parentes, e ainda rezou em vários leitos, falou com a equipe médica e distribuiu terços.

A enferma Eliane Cândida, de 56 anos, está internada no hospital, por problema na lombar e se prepara para operar hérnia de disco. Paroquiana da Igreja São Geraldo, em Olaria, afirma de que como não poderá ir a procissão no dia 20, estava muito feliz, pois São Sebastião foi até ela.

 Visitando os irmãos

temp_title1389816690650_15012014201918Encerrando as atividades do dia, a comitiva visitou a comunidade da Vila Mimosa. A imagem foi levada à capela São José, da Paróquia Santa Teresinha, que ficou lotada de fiéis, curiosos e moradores da comunidade, que esperavam na entrada com aplausos e orações.

Recebida pelo frei Fábio Magno, foi conduzida até a capela, onde a o arcebispo do Rio presidiu uma celebração. Dom Orani falou da importância de incluir as pessoas e fazer com que elas sintam o amor de Deus e a alegria de viver.

"Desde a primeira Trezena que realizamos na Arquidiocese do Rio, fazemos questão de estar nessa localidade para apoiar os trabalhos sociais aqui desenvolvidos pela paróquia”, enfatizou.



Fotos: Guilherme Silva e Adam Lopes (por dispositivos móveis)



>>> Confira a programação da Trezena de São Sebastião 2014

Fotos Galerias: Guilherme Silva

Hospital da PMERJ



Hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus


Vila Mimosa


Leia Também:

Um santo ardente em caridade

Testemunho e exemplo na Trezena

São Sebastião leva esperança ao Hospital Central do Exército


Comunidades terapêuticas recebem imagem peregrina de São Sebastião

"Eles percebem que não estão sozinhos. A Igreja está com eles"

Uma manhã de júbilo para a Arquidiocese do Rio

Trezena de São Sebastião: tarde de graças no Vicariato Oeste

No quinto dia da Trezena, sol não desanima devotos

Imagem missionária chega ao Vicariato Oeste

Semprine: “Espero que essa bênção possa iluminar a Polícia Federal a fazer um trabalho ainda melhor"

Imagem peregrina de São Sebastião visita a Ilha de Paquetá

“Eu creio que minha vida vai mudar, pela intercessão de São Sebastião”

Imagem missionária de São Sebastião é acolhida na Ilha do Governador

"A caridade que trazemos no coração faz bem ao próximo"

Baixe os materiais da Trezena de São Sebastião 2014


Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.