Arquidiocese do Rio de Janeiro

30º 21º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 26/06/2019

26 de Junho de 2019

Um santo ardente em caridade

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

26 de Junho de 2019

Um santo ardente em caridade

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

14/01/2014 19:06 - Atualizado em 23/01/2014 19:02
Por: Igor Marques - (igor@testemunhodefe.com.br) e Jéssica Pinheiro (jessica@testemunhodefe.com.br)

Um santo ardente em caridade 0

Um santo ardente em caridade / Arqrio

As vésperas de celebrar a festa do padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, a imagem de São Sebastião continua visitando instituições de referência, paróquias e comunidades. Na tarde desta terça-feira, 14 de janeiro, a comitiva foi recepcionada no Quartel Geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (QG da PMERJ), pela banda da instituição.

Testemunho e exemplo na Trezena

Depois de ser entronizada pelo comandante geral José Luiz de Castro Menezes, a imagem foi levada para a capela da unidade, dedicada a Nossa Senhora da Dores. A celebração foi conduzida pelo cardeal eleito/nomeado, arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e contou com a participação de policiais de diversas patentes.

Em sua reflexão, Dom Orani ressaltou o papel da PM, como responsáveis pela segurança e bem estar das pessoas. "Dar segurança e se preocupar com os outros é uma vocação dos policiais militares. O amor mútuo faz bem a todos e contagia outras pessoas", afirmou.

Ao final da celebração, o comandante geral parabenizou o arcebispo por sua nomeação cardinalícia, feita pelo Papa Francisco, na manhã do último domingo, 12 de fevereiro, em Roma.

"É uma satisfação enorme receber a imagem do padroeiro da cidade aqui em nossa capela. Nossa missão é um desafio diário. O que sempre peço todos os dias, é que Deus me proteja e me faça trilhar sempre o caminho do bem para bem conduzir essa corporação a fim de proteger a sociedade”, salientou.

Gentilmente, a sede da Polícia Militar, na pessoa de seu comandante, homenageou Dom Orani com uma placa de agradecimento.

Servir aos irmãos

temp_titleEvernote_Camera_Roll_20140114_164034_14012014194804O segundo lugar de visitas foi a Casa São Luiz para a Velhice, no bairro do Caju. Na chegada, Dom Orani foi acolhido com uma incansável salva de palmas, e muitas pessoas fizeram manifestações de carinho com cumprimentos e sorrisos. A imagem foi recebida pelo padre Welington Gusmão, e dirigida para a Capela São Luiz.

Durante a celebração, Dom Orani falou sobre a importância do trabalho que a casa realizada, e ainda falou da figura de São Sebastião, como um homem que praticou muita caridade em seu tempo. "Essa casa nasceu da preocupação da fé católica em servir as pessoas que precisam. Ela acolhe com carinho e dignidade", enfatizou.

Para a cuidadora Ivanir Serafim, que há sete anos trabalha na casa, a visita da imagem é muito especial para o local, e contou que participou de todas nos últimos anos. "Os idosos ficam apreensivos quando a imagem vai chegar. Meu irmão nasceu no dia de São Sebastião e foi curado de muitos tumores. Sou devota dele”, disse.

Ao encontro do rebanho

Encerrando as atividades do oitavo dia de trezena, a comitiva visitou a Capela São Sebastião, que pertence a Paróquia Santo André, no Caju. O arcebispo do Rio participou, junto com a comitiva da Trezena e com os fiéis, de uma caminhada pelas ruas da comunidade.

temp_titleEvernote_Camera_Roll_20140114_185732_14012014195415Ao chegar à capela, a imagem foi acolhida por duas moradoras da região, Maria das Graças Santos e Maria Aparecida Alves Nunes, ambas ministras extraordinárias da Sagrada Comunhão, e que conduziram São Sebastião até o templo, onde o cardeal presidiu a Santa Missa.

Os padres concelebrantes foram: o vigário episcopal do Vicariato Urbano, padre José Laudares; pelo pároco, padre Welington Gusmão; e pelo vigário paroquial, padre Leandro Schwinden.

Em sua homilia, Dom Orani falou sobre a vida do santo guerreiro, São Sebastião, e sobre sua missão e luta pela causa do Evangelho. Já nos momentos finais da celebração, padre José Laudares, falou sobre a missão e função do cardinalato, e pediu constantes orações por Dom Orani.

>>> Confira a programação da Trezena de São Sebastião 2014

(Fotos: Adam Lopes e Laís de Alencar)

Fotos Galerias: Gustavo de Oliveira

QG da PMERJ



Casa São Luiz para a Velhice


Capela São Sebastião, da Paróquia Santo André, no Caju


Leia também:

São Sebastião leva esperança ao Hospital Central do Exército

Comunidades terapêuticas recebem imagem peregrina de São Sebastião

"Eles percebem que não estão sozinhos. A Igreja está com eles"

Uma manhã de júbilo para a Arquidiocese do Rio

Trezena de São Sebastião: tarde de graças no Vicariato Oeste

No quinto dia da Trezena, sol não desanima devotos

Imagem missionária chega ao Vicariato Oeste

Semprine: “Espero que essa bênção possa iluminar a Polícia Federal a fazer um trabalho ainda melhor"

Imagem peregrina de São Sebastião visita a Ilha de Paquetá

“Eu creio que minha vida vai mudar, pela intercessão de São Sebastião”

Imagem missionária de São Sebastião é acolhida na Ilha do Governador

"A caridade que trazemos no coração faz bem ao próximo"

Baixe os materiais da Trezena de São Sebastião 2014

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.