Arquidiocese do Rio de Janeiro

23º 20º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 22/09/2019

22 de Setembro de 2019

Testemunho e exemplo

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

22 de Setembro de 2019

Testemunho e exemplo

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

14/01/2014 13:24 - Atualizado em 23/01/2014 17:53
Por: Bruno Tortorella (bruno@testemunhodefe.com.br) e Nathália Cardoso (nathalia@testemunhodefe.com.br)

Testemunho e exemplo 0

Testemunho e exemplo / Arqrio

Na manhã desta terça-feira, 14 de janeiro, oitavo dia da trezena em honra ao padroeiro da arquidiocese e da cidade do Rio de Janeiro, a imagem peregrina de São Sebastião foi, primeiramente, ao encontro dos enfermos. A visita aconteceu ao Hospital Central do Exército (HCE), em Benfica, Zona Norte do Rio.

>>> São Sebastião leva esperança aos pacientes do Hospital Central do Exército

O cortejo ao jovem mártir fez nova parada no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), referência no tratamento de doenças e traumas ortopédicos de média e alta complexidade. O chefe da segurança, Sandro de Abreu Soares, carregou a imagem até as dependências da unidade hospitalar. O coordenador hospitalar, Nasson Cavanelas, e o coordenador administrativo, Jair Veia, representaram a direção.

O coordenador arquidiocesano da Pastoral da Saúde, Sérgio Catão, ressaltou o trabalho da pastoral em hospitais.

“Nosso trabalho significa lidar com um dispositivo que nós da Igreja conhecemos muito bem, que é o acolhimento. A Igreja precisa ser solidária, ser presente com quem sofre. Ter a imagem de São Sebastião significa, também, seguir seu exemplo que ajudava a todos aqueles que precisavam de sua atenção, do consolo”, destacou.

Melhor presente

 A paciente Maria das Neves Xavier, 62 anos, está internada há 10 meses por conta de uma cirurgia no fêmur. Ela foi presenteada com um terço das mãos do arcebispo e, com voz embargada, descreveu seu sentimento: “É maravilhoso, foi muito bom. Deus é maravilhoso comigo. Nunca ia esperar uma visita dessa. É Deus!”, falou emocionada.

Com o auditório cheio, Dom Orani cumprimentou a todos e falou sobre a missão da Igreja de levar uma mensagem de esperança aos doentes.

“Visitar hospitais é sempre muito importante na vida de qualquer padre. A gente como bispo, às vezes, não tem o tempo necessário para fazer muitas visitas. Por isso, tem os padres e a própria pastoral da saúde; eles são a presença da Igreja junto aquele que sofre. Nós pedimos a São Sebastião para que, junto com o profissionalismo de pessoas capacitadas para cuidar dos adoecidos, tenha também o amor cristão que faz a diferença no tratamento de qualquer enfermidade”, disse.

 Testemunho e exemplo

A Secretaria de Segurança, no Centro do Rio, foi a terceira instituição a receber a visita do cortejo ao jovem mártir. O Secretário Estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, recepcionou a imagem peregrina e Dom Orani. Durante a celebração missionária, o arcebispo falou do acolhimento da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 que foi de acordo com o que propunha o tema da trezena no ano passado: “São Sebastião, acolhei-os”.

Dom Orani ressaltou que agora, no Ano da Caridade, o trabalho é mais difícil, pois “serão desenvolvidas mais ações sociais e isso envolve órgãos públicos”. 

Beltrame conversou por um longo tempo com Dom Orani e pôde cumprimentá-lo por sua nomeação cardinalícia.

“Dom Orani é o nosso cardeal, todos nós nos sentimos um pouco vitoriosos com essa eleição porque ele é uma figura que já conquistou o Rio. A primeira palavra que dirigi quando o encontrei foi que eu me sinto mais protegido e mais próximo de Deus”, contou.

De acordo com o secretário, a tradicional visita de São Sebastião à corporação reforça a continuidade do trabalho que já vem sendo realizado.

“É uma tradição a passagem da imagem e assim os funcionários podem fazer suas preces ao padroeiro. Foi como ele falou, se nós não podemos fazer com que as pessoas pratiquem bem, que pelo menos demos testemunho e exemplo. São Sebastião é exemplo para todos nós que trabalhamos com Segurança Pública e sua vida nos motiva a continuar trabalhando”, observou Beltrame.

 Prefeito: "Para mim, o senhor é igualzinho ao Papa Francisco"

temp_titleIMG_20140114_WA0024_14012014134620A programação da manhã foi encerrada com uma visita ao Centro Administrativo da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova. Estavam presentes padre Omar Raposo, padre Jorge Luiz da Silva (Jorjão) e monsenhor Aroldo Ribeiro. O prefeito da cidade, Eduardo Paes, conduziu a imagem peregrina até o altar preparado para a oração missionária.

“Estou muito feliz de receber a imagem peregrina aqui, especialmente após a realização da JMJ Rio2013 e do anúncio do seu cardinalato. Para mim, Dom Orani, o senhor é igualzinho ao Papa Francisco. A minha percepção é que são dois homens de extrema unidade, que gostam do contato direto com as pessoas. O senhor é um andarilho e marca a sua presença na cidade do Rio por essa permanente presença nas ruas, no contato direto com a população, principalmente com os mais humildes”, disse o prefeito.

Fotos: Adam Lopes e Nathália Cardoso (por dispositivos móveis)

>>> Confira a programação da Trezena de São Sebastião 2014


Fotos Galerias: Guilherme Silva

Instituto de Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO)



Secretaria de Segurança


Prefeitura do Rio


Leia também:

Comunidades terapêuticas recebem imagem peregrina de São Sebastião

"Eles percebem que não estão sozinhos. A Igreja está com eles"

Uma manhã de júbilo para a Arquidiocese do Rio

Trezena de São Sebastião: tarde de graças no Vicariato Oeste

No quinto dia da Trezena, sol não desanima devotos

Imagem missionária chega ao Vicariato Oeste

Semprine: “Espero que essa bênção possa iluminar a Polícia Federal a fazer um trabalho ainda melhor"

Imagem peregrina de São Sebastião visita a Ilha de Paquetá

“Eu creio que minha vida vai mudar, pela intercessão de São Sebastião”

Imagem missionária de São Sebastião é acolhida na Ilha do Governador

"A caridade que trazemos no coração faz bem ao próximo"

Baixe os materiais da Trezena de São Sebastião 2014



Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.