Arquidiocese do Rio de Janeiro

37º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 14/10/2019

14 de Outubro de 2019

Comunidade vive tarde de fé no Rio

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

14 de Outubro de 2019

Comunidade vive tarde de fé no Rio

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

12/01/2014 17:39 - Atualizado em 21/01/2014 18:58
Por: Andréia Gripp, Igor Marques e Bruno Tortorela

Comunidade vive tarde de fé no Rio 0

Comunidade vive tarde de fé no Rio / Arqrio

A peregrinação da imagem de São Sebastião pela Arquidiocese do Rio aconteceu, na tarde deste domingo, 12 de janeiro, no Pavão, Pavãozinho e Cantagalo, um conjunto de comunidades situadas no bairro de Copacabana

Já no acesso à Capela da Anunciação, na Rua Sá Ferreira, na comunidade Pavão e Pavãozinho, moradores e paroquianos, que acenavam com panos brancos e amarelos, receberam carinhosamente a imagem do Santo Mártir e a comitiva. A capela, que pertence a Paróquia da Ressureição, tem como pároco monsenhor José Roberto Devellard, que acompanhou toda a visita.

Ao chegar à comunidade, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, recebeu os cumprimentos por sua nomeação cardinalícia, feita na manhã deste domingo, pelo Papa Francisco, durante a oração do Ângelus, na Praça São Pedro, no Vaticano.

Em sua reflexão, Dom Orani ressaltou a importância de amar e respeitar o próximo. E ainda afirmou que “é possível amar o outro fazendo o bem e não respondendo o mal com mais violência”.

“Ao trazer a imagem de São Sebastião pedimos a Deus para que fortaleça o trabalho social desenvolvido nesta comunidade, enquanto preocupação da Igreja de estar junto ao povo. Que a justiça e a paz triunfem nessa região”, salientou.

Segundo o pároco, monsenhor Devellard, a comunidade carente do Pavão e Pavãozinho é a de maior número de católicos no Rio. Ao final de sua fala disse para Dom Orani: “Querido Cardeal Orani é uma graça para nós tê-lo em nosso meio. Obrigado por vossa visita".

Na opinião da irmã Marie Michelle Roamba, da família missionária Donum Dei, a visita da imagem de São Sebastião veio reforçar a missão de evangelização dos fiéis da região.

temp_title1389554801674_12012014175836“Fico muito feliz por carregar a imagem de São Sebastião que visita nossa comunidade. Há exatos 26 anos chegamos ao Brasil. Realizamos uma missão de evangelização nesta comunidade e hoje estamos em festa. São Sebastião nos visita nesse dia especial”, disse.

Após a oração missionária, Dom Orani caminhou pelas vielas da comunidade, e viu de perto a realidade sofrida dos moradores com esgoto a céu aberto. Nesse contato com as pessoas da região, o mais novo cardeal conversou, interagiu e até brincou com as pessoas.

temp_title1389550908938_12012014175342Durante a visita, Dom Orani entrou na casa de Francisca Neves (foto), de 85 anos, que se encontra muito enferma. Com a saúde debilitada, Francisca mora com mais sete familiares num conjunto habitacional da região.

 Evangelizando na comunidade

A caminho da comunidade de Cantagalo, a comitiva caminhou pelas íngremes vielas da região até a Capela Nossa Senhora de Fátima, que pertence a Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. O vigário paroquial padre José Kalapura, que é indiano, recebeu e entronizou, na comunidade, a imagem do padroeiro da Cidade Maravilhosa.

O arcebispo do Rio conduziu uma celebração com os participantes e dirigiu algumas palavras aos moradores da região. Antes do momento de oração, falou sobre sua nomeação como cardeal: “providência de Deus lembrar que aquele que foi nomeado para ser cardeal está tão próximo a realidade de vocês".

temp_title1389554526344_12012014175621
Bateria mirim "Alegria da Zona Sul"

Ao final da visita, os moradores cantaram “parabéns” para Dom Orani, que foi também homenageado pela bateria mirim da escola de samba “Alegria da Zona Sul”.








 
Acolhidos pelo Cristo Redentor

temp_title1389556537963_12012014182022
Festa na Igreja São Judas Tadeu

Próximo de encerrar mais um dia de peregrinação, a comitiva partiu em direção ao Santuário do Cristo Redentor, o ponto turístico mais conhecido do mundo e um ícone da fé cristã. 

Antes de subir ao monumento, a comitiva fez uma parada na Igreja São Judas Tadeu, onde foi recebida com festa e queima de fogos. A imagem foi entregue ao pároco, padre Jorge Henrique Diegues e ao vigário paroquial Waldecir Gonzaga.

Na igreja foi rezada uma oração a São Sebastião. Na ocasião, Dom Orani pediu aos fiéis que rezassem por ele ainda mais, com o início de seu cardinalato.

Na subida do Morro do Corcovado, a comitiva foi de trenzinho, acompanhado pelo reitor do Santuário do Cristo Redentor, padre Omar Raposo. O pároco da Igreja São Judas trouxe a imagem. Na chegada, pétalas de rosas foram jogadas.

O arcebispo rezou em intenção da cidade, pedindo paz e caridade. Ele disse que é preciso aproveitar a visibilidade do Rio para contagiar as pessoas para o bem. "Aos pés do Redentor pedimos ao Senhor a graça de viver nossa vida cristã transmitindo a mensagem do bem e da paz."


Padre Omar pediu aplausos ao novo cardeal: "Que esse aplauso chegue ao Céu como forma de agradecimento pelo seu cardinalato". E finalizou rezando a oração do Pai Nosso com o povo de braços erguidos para o Redentor.

Pra finalizar, Dom Orani pediu mais uma vez a oração dos cariocas. "Peço que os cariocas rezem por mim para que eu possa corresponder aos anseios da Igreja e do mundo (...) e encontrar caminhos para que a Igreja se torne cada vez mais próxima das pessoas, como o Papa nos pede". Ele lembrou aos presentes sobre a tradição da Igreja do Rio em ter seu arcebispo nomeado cardeal e colocou como desafio acompanhar as propostas do Santo Padre de uma Igreja mais ativa, que dialogue com o mundo atual.

Para encerrar a programação do dia, o arcebispo rezou na Capela Nossa Senhora Aparecida, aos pés do monumento do Cristo Redentor.

>>> Confira a programação da Trezena de São Sebastião 2014


Fotos: Adam Lopes e Guilherme Silva

Leia também:

Uma manhã de júbilo para a Arquidiocese do Rio

Missa no sexto dia da Trezena é transmitida ao vivo em Rede Nacional

Trezena de São Sebastião: tarde de graças no Vicariato Oeste

No quinto dia da Trezena, sol não desanima devotos

Imagem missionária chega ao Vicariato Oeste

Semprine: “Espero que essa bênção possa iluminar a Polícia Federal a fazer um trabalho ainda melhor"

Quarto dia da Trezena é iniciado com homenagens na Baía de Guanabara

Imagem peregrina de São Sebastião visita a Ilha de Paquetá

“Eu creio que minha vida vai mudar, pela intercessão de São Sebastião”

São Sebastião: mártir da fé e da caridade

Imagem missionária de São Sebastião é acolhida na Ilha do Governador

"A caridade que trazemos no coração faz bem ao próximo"

Baixe os materiais da Trezena de São Sebastião 2014

Fotos da galeria 1: Gustavo de Oliveira



Fotos da galeria 2: Guilherme Silva

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.