Arquidiocese do Rio de Janeiro

28º 21º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 17/11/2019

17 de Novembro de 2019

Uma manhã de júbilo para a Arquidiocese do Rio

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

17 de Novembro de 2019

Uma manhã de júbilo para a Arquidiocese do Rio

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

12/01/2014 15:42 - Atualizado em 21/01/2014 18:22
Por: Fabíola Goulart (fabiolagoulart@testemunhodefe.com.br) e Igor Marques (igor@testemunhodefe.com.br)

Uma manhã de júbilo para a Arquidiocese do Rio 0

Uma manhã de júbilo para a Arquidiocese do Rio / Arqrio

Nesta manhã, 12 de janeiro, durante o sexto dia de trezena, Dom Orani foi nomeado cardeal.

Dando continuidade a sua peregrinação pela cidade do Rio de Janeiro, a imagem de São Sebastião passou nesta manhã, 12 de janeiro, por diversas comunidades no território da arquidiocese. A manhã teve início nos estúdios da TV Brasil, onde o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidiu a Santa Missa, transmitida em rede nacional.

Marcando ainda mais as comemorações do dia, minutos depois do término da celebração, Dom Orani recebeu a notícia de que o Santo Padre anunciou seu cardinalato, que se realizará no dia 22 de fevereiro, em Roma.

>>> Dom Orani é nomeado cardeal

Homenagens ao Santo Mártir

Seguindo a programação prevista para o dia, depois da TV Brasil, foi a vez da Paróquia Santos Anjos, no bairro do Leblon, receber a imagem do padroeiro da cidade. Como tem sido nos últimos dias, inúmeros fiéis participaram das celebrações e prestaram homenagem ao santo mártir.

O pároco local, padre Célio Calixto, entronizou a imagem no templo e motivou os fiéis com cantos e orações. Para ele, foi um grande presente para a comunidade ser visitada pelo recém-nomeado cardeal.

“Foi uma alegria para a Paróquia Santos Anjos e para a Cruzada São Sebastião em serem os primeiros locais visitados por Dom Orani depois desta notícia. É uma grande honra para nós, ainda mais hoje em que celebramos a Solenidade do Batismo do Senhor. É a oportunidade de renovar nossa fé”, frisou.

Em caminhada pelas ruas adjacentes à comunidade, a comitiva de São Sebastião e os paroquianos partiram em direção à Cruzada São Sebastião, um conjunto habitacional, localizado a margem do Jardim de Alá, no Leblon.

Em sua fala, Dom Orani relembrou a figura de Dom Hélder Câmara, que no dia 29 de outubro de 1955, inaugurou o conjunto habitacional. Dom Hélder, que na época era secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), convenceu o então presidente da república, Café Filho, a firmar um convênio para construir os prédios, que receberam moradores retirados de uma favela vizinha da Praia do Pinto.

temp_title1389531142544_12012014153351
Marli recebe com emoção a visita de Dom Orani e da imagem de São Sebastião

No local, o arcebispo visitou, com a imagem de São Sebastião, a residência da paroquiana Marli dos Santos de Oliveira. “Foi muito emocionante! Não esperava por essa visita, eu e minha família estávamos participando da Missa. Mas foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida”, disse.

Ao se despedir da Cruzada, o mais novo cardeal brasileiro foi homenageado pelos moradores com constantes salvas de palmas e vivas de gratidão e carinho.

Acolhida fraterna

Fugindo a programação, o cortejo de São Sebastião fez uma parada na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, onde foi acolhido pelo pároco monsenhor Manuel Moreira Vieira e por membros dos movimentos e pastorais da comunidade.

temp_title1389532575784_12012014153809Após dar a bênção final, na Santa Missa que já acontecia, Dom Orani se dirigiu a comunidade com algumas palavras e mais uma vez partilhou sobre a alegria de sua nomeação como cardeal. E ainda relembrou seus antecessores na sede cardinalícia.

“Tudo tem uma grande responsabilidade, e requere humildade. Sabemos que isso não aconteceu por mérito meu, mas por graça de Deus”, afirmou.

Ao se despedir da comunidade, os presentes aplaudiram e se aproximaram para cumprimentar Dom Orani.

Momentos de alegria

Encerrando as atividades da manhã, o arcebispo do Rio, Dom Orani, conduziu a oração do Ângelus e presidiu missa na Paróquia da Ressureição, em Ipanema.

Ao ser acolhido na comunidade, mais uma vez, em forma de carinho, os fiéis se uniram a uma só voz entoando “Ele merece, ele merece”, saudando o Cardeal Tempesta.

temp_title1389533612808_12012014153855
Fiéis cumprimentam Dom Orani pelo seu cardinalato

Para o pároco monsenhor José Roberto Devellard a celebração, com a presença do arcebispo, é o cumprimento de uma profecia.

“No ano passado, também durante a Trezena de São Sebastião, Dom Orani foi chamado de cardeal aqui na comunidade. Antes que o Papa o chamasse, nós o chamamos (risos). Para mim é uma alegria muito grande. Por todo seu trabalho e desempenho, não poderia ser melhor para a história de nossa arquidiocese”, pontuou.

Ao término da celebração, Dom Orani participou de seu primeiro almoço como cardeal. Seguindo seu exemplo de humildade, a comida foi preparada pela cozinha da paróquia e servido em descartáveis.

Durante toda programação, o arcebispo foi abordado por fiéis, curiosos e profissionais de impressa para saberem sobre sua nomeação. 

(Fotos: Adam Lopes e Fabíola Goulart)


Leia Também:

Trezena de São Sebastião: tarde de graças no Vicariato Oeste

No quinto dia da Trezena, sol não desanima devotos

Imagem missionária chega ao Vicariato Oeste

Semprine: “Espero que essa bênção possa iluminar a Polícia Federal a fazer um trabalho ainda melhor"

Quarto dia da Trezena é iniciado com homenagens na Baía de Guanabara

Imagem peregrina de São Sebastião visita a Ilha de Paquetá

“Eu creio que minha vida vai mudar, pela intercessão de São Sebastião”

São Sebastião: mártir da fé e da caridade

Imagem missionária de São Sebastião é acolhida na Ilha do Governador

"A caridade que trazemos no coração faz bem ao próximo"

Programação da Trezena de São Sebastião 2014

Baixe os materiais da Trezena de São Sebastião 2014

Fotos da galeria: Guilherme Silva

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.