Arquidiocese do Rio de Janeiro

34º 23º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 16/12/2017

16 de Dezembro de 2017

Missa no sexto dia da Trezena é transmitida ao vivo em Rede Nacional

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

16 de Dezembro de 2017

Missa no sexto dia da Trezena é transmitida ao vivo em Rede Nacional

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

12/01/2014 09:26 - Atualizado em 21/01/2014 18:14
Por: Andréia Gripp (andreiagripp@testemunhodefe.com.br) e Fabíola Goulart (fabiolagoulart@testemunhodefe.

Missa no sexto dia da Trezena é transmitida ao vivo em Rede Nacional 0

Missa no sexto dia da Trezena é transmitida ao vivo em Rede Nacional / Arqrio

A imagem peregrina de São Sebastião chegou aos estúdios da TV Brasil neste domingo, sexto dia da Trezena, às 7h30. A comitiva participou da celebração da Santa Missa, transmitida aos domingos, às 8h, para todo o país, normalmente presidida pelo monsenhor José Roberto Develard, pároco da Igreja da Ressurreição. Hoje, por ocasião da Trezena, a Eucaristia foi especialmente presidida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.
Pouco depois do final da Santa Missa, o arcebispo recebeu a notícia de que o Papa Francisco, no Ângelus, anunciou sua nomeação para cardealEm entrevista aos veículos de comunicação da Arquidiocese, ele afirmou que a nomeação é uma graça e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade: "Em minha indignidade tenho certeza que a graça de Deus não me faltará para poder bem servir a Igreja nessa dimensão universal que é a dimensão do cardinalato. Peço a todos que continuem rezando por mim para que possa continuar servindo à Deus, à Igreja, como tenho servido até hoje, mas agora com essa responsabilidade maior, que se une as que já desenvolvo".

>>> Dom Orani é nomeado cardeal

Renovar o batismo

Ao iniciar a Santa Missa, Dom Orani explicou o sentido da liturgia deste domingo: “hoje, ao celebrarmos o batismo do Senhor, queremos recordar o nosso batismo. Queremos tornar presente o nosso batismo pedindo ao senhor que possamos atualizá-lo em nossa vida presente, e a cada dia possamos dar testemunho de Cristo, na família, na sociedade, na Igreja, enfim, em todos os ambientes em que estivermos”. Em seguida, abençoou a água e a aspergiu os presentes, fazendo memória do batismo que receberam.

temp_title1389521367513_12012014090932O Evangelho foi lido pelo concelebrante, padre José Laudares, vigário episcopal do Vicariato Urbano, que junto com Dom Orani, acompanha a comitiva da Trezena. Em sua homilia, Dom Orani explicou o sentido desses 13 dias de peregrinação da imagem pela cidade do Rio de Janeiro e lembrou os 450 anos que a cidade completará em 2015.

“Celebraremos este ano na Arquidiocese do Rio o Ano da Caridade. Com a Trezena, preparamos as comunidades para a festa de São Sebastião e para a vivência desse ano. Queremos dar de presente para o Rio de Janeiro uma cidade mais humana, mais fraterna. A caridade e a fraternidade são a base de todo o trabalho social que a Igreja desenvolve”, disse.

E completou: “Nós que fomos amados por Deus, somos chamados a amar uns aos outros.E isso é possível. É possível pessoas se amarem e darem passos de fraternidade. Demos testemunho durante a Jornada Mundial da Juventude, quando em meio a grupos contrários à Igreja e ao evento, os jovens e as famílias deram um belo testemunho de fraternidade e acolhimento”.

Ao concluir a homilia, conclamou a todos a terem São Sebastião como exemplo de batizado que viveu o amor a Deus e aos irmãos radicalmente. “Como São Sebastião viveu e deu testemunho de Cristo, assim nós, recordando o nosso batismo, devemos viver dando testemunho do amor, como filhos de Deus”, exortou.

Ao final da Santa Missa, Dom Orani explicou que durante o Ano da Caridade, a Igreja no Rio de Janeiro priorizará três aspectos em sua ação pastoral: a defesa da vida em todos os aspectos, as ações sociais da Igreja - de assistência, promoçao humana e revindicações-, e criar um clima de fraternidade na cidade.

Após a celebração eucarística, a imagem inicia sua peregrinação pela cidade. Confira a programação deste domingo:

10h20 – Chegada na Paróquia Santos Anjos, no Leblon

11h – Cruzada S. Sebastião, no Leblon

12h45 – Ângelus e Missa na paróquia da Ressurreição, em Ipanema

14h30 – Visita ao Pavão, Pavãozinho e Cantagalo, em Copacabana

17h15 – Chegada na Estação e Trem do Corcovado, em Cosme Velho

18h – Ângelus no Corcovado


Fotos: Fabíola Goulart e Guilherme Silva

Leia também:

Imagem missionária chega ao Vicariato Oeste

Semprine: “Espero que essa bênção possa iluminar a Polícia Federal a fazer um trabalho ainda melhor"

Quarto dia da Trezena é iniciado com homenagens na Baía de Guanabara

Imagem peregrina de São Sebastião visita a Ilha de Paquetá

“Eu creio que minha vida vai mudar, pela intercessão de São Sebastião”

São Sebastião: mártir da fé e da caridade

Imagem missionária de São Sebastião é acolhida na Ilha do Governador

"A caridade que trazemos no coração faz bem ao próximo"

Programação da Trezena de São Sebastião 2014

Baixe os materiais da Trezena de São Sebastião 2014

 Fotos da galeria: Guilherme Silva


Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.