Arquidiocese do Rio de Janeiro

37º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 14/10/2019

14 de Outubro de 2019

Trezena de São Sebastião: tarde de graças no Vicariato Oeste

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

14 de Outubro de 2019

Trezena de São Sebastião: tarde de graças no Vicariato Oeste

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

11/01/2014 16:54 - Atualizado em 12/01/2014 01:09
Por: Andréia Gripp (andreiagripp@testemunhodefe.com.br) e Jéssica Pineiro (jessica@testeumunhodefe.com.br

Trezena de São Sebastião: tarde de graças no Vicariato Oeste 0

Trezena de São Sebastião: tarde de graças no Vicariato Oeste / Arqrio

Na tarde do quinto dia da Trezena, sábado, dia 11 de janeiro, a imagem de Sebastião continuou sua peregrinação no Vicariato Oeste. A primeira comunidade visitada foi a da Capela de São Sebastião, em Vila Geni, Paciência, pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

>>> No quinto dia da Trezena, sol não desanima devotos

A comitiva foi recebida com festa pela comunidade. A imagem foi entregue ao pároco local, padre Sidinei Guimarães Corrêa Júnior. “Essa comunidade ainda tem muitos passos a dar. Em nossa paróquia estamos caminhando cada vez mais, com o auxílio de São Sebastião, para trazer mais pessoas para Cristo”, disse o sacerdote.

Ao inciar a celebração, que foi realizada na praça, Dom Orani falou sobre o tema da Trezena, “São Sebastião: discípulo do amor e da caridade”, que prepara a arquidiocese para viver o Ano da Caridade, a ser aberto na festa do padroeiro da cidade, em 20 de janeiro.

“Quem ama o próximo faz o bem ao outro. Se nós vivêssemos amando o próximo tantas coisas ruins não aconteceriam", frisou o arcebispo.

temp_title1389454942782_11012014163105“Podemos encher a cidade de coisas boas. Como na Jornada Mundial da Juventude, quando o que apareceu, o que foi notícia, foi o bem. Problemas sempre teremos na vida, mas precisamos ver que quando optamos por amar o próximo as coisas podem mudar. A beleza do bem que se faz ao outro sempre aparece”, completou.

Acompanhando a comitiva, o vigário episcopal do Vicariato Oeste, monsenhor Luiz Artur Marques de Barros Falcão, falou como o exemplo do padroeiro da arquidiocese inspira o povo a viver o amor e a acolhida. “A imagem de São Sebastião percorrendo nossa cidade leva ao mundo o testemunho de seu povo. Esse ano somos convocados a viver o espírito cristão de uma forma profunda, num gesto concreto de amor e acolhida aos mais necessitados”, disse.

O casal Tadeu Guilherme e Flávia levou o filho Samuel, de três anos, para participar da Trezena de São Sebastião. Para ele, é importante que os pais testemunhem a fé para os filhos. “É uma emoção muito grande trazer o Samuel aqui e junto com ele participar dessa celebração. A fé é um testemunho importante para dar aos filhos. É o caminho que deixamos para eles seguirem e construirem um futuro melhor”, afirmou.

Ao final da celebração, Dom Orani lembrou os 450 anos que a cidade do Rio completará em 2015:

“O amor ao próximo é o presente que queremos dar ao Rio. Neste ano de 2014, vivermos em nível arquidiocesano o Ano da Caridade nos encentivará a darmos novos passos nessa direção”.

temp_title1389457819615_11012014163231
Capela São Sebastião e Nossa Senhora das Dores

Fé revigorada

De Paciência a comitiva da Trezena seguiu sua peregrinação, visitando as capelas de São Sebastião e Nossa Senhora das Dores, em Barro Vermelho; São Sebastião e Nossa Senhora das Graças, em Alexandrino, e São Sebastião, em Santa Cruz.

Padre William Gomes recebeu a imagem do santo mártir na Capela São Sebastião e Nossa Senhora das Dores, que pertence à Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Urucânia. “A imagem traz para cada um de nós um vigor ainda maior para continuarmos perseverantes na oração e na caminhada. Nossa batalha é de oração. E nesta batalha, São Sebastião, nosso glorioso mártir, não cansou de defender a fé e mostrar através de seu testemunho como é bom ser cristão”, frisou o sacerdote.

No interior da capela, a comunidade participou da celebração missionária. Como tem feito incansavelmente durante a Trezena, Dom Orani conclamou os fiéis a viverem radicalmente o espírito cristão do amor e rezou pela prática da caridade no ano de 2014, especialmente pelos trabalhos das pastorais sociais.

Maria Teresa dos Santos, coordenadora da capela, afirmou que depois que a comunidade passou a receber a visita da imagem peregrina de São Sebastião durante a Trezena, muitas melhorias foram conquistadas pela comunidade. “Também a participação do povo tem crescido a cada ano. É uma grande graça para nós”, completou.

temp_title1389462037331_11012014163520
Capela São Sebastião e Nossa Senhora das Graças

Do Barro Vermelho a comitiva seguiu para Alexandrino. Na Capela São Sebastião e Nossa Senhora das Graças, que pertence à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a imagem foi recebida pelo padre Roberto Luís Oliveira Almeida. “É uma alegria receber o arcebispo e a imagem do padroeiro de nossa arquidiocese neste tempo de preparação para a Festa de São Sebastião e o Ano da Caridade. Essa comunidade assume um compromisso com o arcebispo, de viver intensamente este ano, seguindo a palavra de São Paulo aos Romanos, quando diz: ‘quem ama faz com caridade’”, afirmou o pároco.

Maria Regina dos Santos Cardoso, participou da celebração missionária na capela e fez um pedido especial a São Sebastião. “Estou com cancer no seio. Vim ver a imagem porque acredito que serei curada”, declarou, muito emocionada.

Na despedida da comunidade, paroquianos jogaram pétalas de rosas sobre a imagem do santo mártir.

A última comunidade visitada neste sábado foi a da Capela São Sebastião, na comunidade do Rolas, em Santa Cruz, no território da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A comunidade recebeu a imagem de São Sebastião com muita festa. Os paroquianos vestiam camisas do evento "Sebastião Fest", que organizado em homenagem ao padroeiro, com programações diversas de 11 a 20 de janeiro.
Pelas mãos do vigário paroquial, padre Lázaro Ramos, a imagem foi conduzida até o pátio da capela, onde foi rezada a celebração missionária. "São Sebastião roga por todos nós. Aqui, na comunidade do Rollas, se vive uma realidade de risco social. Mas nem por isso o serviço pastoral deixa de ser realizado com muita paixão e dedicação. Aliás, justamente onde há risco é que a Igreja deve estar, sendo promotora da paz, do amor e da caridade", falou o sacerdote.

Amanhã, domingo, dia 12, sexto dia da Trezena, a programação será:

08h – Missa na TV Educativa

10h20 – Chegada na Paróquia Santos Anjos

11h – Cruzada S. Sebastião

12h45 – Ângelus e Missa na paróquia da Ressurreição

14h30 – Visita ao Cantagalo Pavãozinho, Pavão e Cantagalo

17h15 – Chegada na Estação e Trem do Corcovado

18h – Ângelus no Corcovado



Fotos: Jéssica Pinheiro:

Leia também:

Imagem missionária chega ao Vicariato Oeste

Semprine: “Espero que essa bênção possa iluminar a Polícia Federal a fazer um trabalho ainda melhor"

Quarto dia da Trezena é iniciado com homenagens na Baía de Guanabara

Imagem peregrina de São Sebastião visita a Ilha de Paquetá

“Eu creio que minha vida vai mudar, pela intercessão de São Sebastião”

São Sebastião: mártir da fé e da caridade

Imagem missionária de São Sebastião é acolhida na Ilha do Governador

"A caridade que trazemos no coração faz bem ao próximo"

Programação da Trezena de São Sebastião 2014

Baixe os materiais da Trezena de São Sebastião 2014


Galerida de fotos: Carlos Moioli

Capela São Sebastião, Vila Geni



São Sebastião e Nossa Senhora das Dores, em Barro Vermelho



São Sebastião e Nossa Senhora das Graças, em Alexandrino



São Sebastião. comunidade Rollas, Santa Cruz






Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.