Arquidiocese do Rio de Janeiro

33º 21º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 08/12/2019

08 de Dezembro de 2019

Imagem missionária chega ao Vicariato Oeste

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

08 de Dezembro de 2019

Imagem missionária chega ao Vicariato Oeste

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

11/01/2014 11:18 - Atualizado em 12/01/2014 00:50
Por: Nathalia Cardoso (nathalia@testemunhodefe.com.br) e Fabíola Goulart (fabiolagoulart@testemunhodefe.c

Imagem missionária chega ao Vicariato Oeste 0

Imagem missionária chega ao Vicariato Oeste / Arqrio

O primeiro lugar visitado pela comitiva da Trezena de São Sebastião neste quinto dia da peregrinação da imagem missionária do padroeiro foi a Paróquia São Sebastião, na Vila Militar. O pároco, padre Uyraja Lucas Mota Diniz, recebeu a imagem, acolhida ainda com devoção por fiéis.

Para o pároco, a passagem da imagem peregrina é um ato de renovação da vocação militar dos fiéis: “Olhando para um militar canonizado pela Santa Igreja os militares sentem em seu coração um renovado ardor para seguir Jesus Cristo, para ser também fieis a Ele como foi São Sebastião”.

temp_titleIMG_20140111_WA0011_11012014111404Segundo ele, também é marcante a visita do arcebispo na paróquia militar. “A passagem do arcebispo entre nós é um sinal da graça de Deus, suas palavras de profunda esperança, de grande incentivo e de caridade animam a nossa comunidade a prosseguir no caminho da evangelização da nossa cidade do Rio de Janeiro.”

"Quem ama o próximo faz o bem ao outro e esse é o exemplo que temos de São Sebastião. Nós somos chamados a viver esse ano criando no Rio de Janeiro um clima favorável para o amor ao próximo. (...) E sabemos que também para os militares há esse trabalho de construção de ajudar o próximo", afirmou o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, que agradeceu ao pároco pela acolhida e ao padre José Laudares, vigário episcopal do Vicariato Urbano, por  acompanhar a comitiva.

Missa do Rio Celebra em Bangu

A comitiva seguiu para a igreja São Sebastião e Santa Cecília, em Bangu, iniciando as visitas no Vicariato Oeste. O padre Marcus Vinicius Antunes da Trindade, pároco da Paróquia São Pedro, em Pedra de Guaratiba acompanha o grupo.

temp_titleIMG_20140111_WA0037_11012014111602Ao chegar, os fiéis se emocionaram com a imagem e a presença do arcebispo. Muitos tiraram fotos, fizeram orações e aproveitaram para trocar algumas palavras do Dom Orani antes da Missa, chamada “O Rio Celebra”, transmitida todos os sábados de manhã pela Rede Vida de Televisão, TV Nazaré, Rádio Catedral e WebTV Redentor. A Missa foi concelebrada pelo pároco padre Mario Nogueira Filho, monsenhor Luiz Artur Marques de Barros Falcão, vigário episcopal do Vicariato Oeste, e padre José Laudares.

Na homilia, o arcebispo enfatizou o período que a Igreja vive neste fim de semana, de encerramento do Tempo do Natal, com o olhar sobre o exemplo de João Batista no anúncio do Jesus, e de como esse caminho também foi vivenciado por São Sebastião. O padroeiro, segundo o arcebispo, testemunhou com a sua própria vida o desejo de São João Batista: que Jesus cresça e eu diminua.temp_titleIMG_20140111_WA0036_11012014111741

"A verdadeira devoção aos santos vem do fato de que, quando olhamos sua vida, percebemos a ação de Deus na vida deles. Na trezena, somo chamados, através do exemplo do nosso padroeiro, a darmos testemunho do amor de Deus", declarou Dom Orani. “Quem deve ser olhado é Jesus Cristo, aquele que a quem São João seguiu, que São Sebastião seguiu, e que nós devemos seguir e fazer com que apareça”.

Dom Orani apontou o bem e o amor ao próximo como caminho para fazer que com Jesus “apareça” na sociedade, responsabilidade de todo batizado. “No ano que estamos vivendo, o Ano da Caridade, devemos dar esse grande presente, uma sociedade mais justa a essa cidade, em que o amor ao próximo apareça no dia a dia, nas pequenas coisas. Aquele que experimenta o amor de Deus e ama o próximo, faz o bem aos outros”, completou.

Após a Santa Missa, a comitiva foi até Santíssimo, local de uma futura capela que será dedicada a São Sebastião.


(Fotos: Adam Lopes e Nathalia Cardoso)



Leia também:

Semprine: “Espero que essa bênção possa iluminar a Polícia Federal a fazer um trabalho ainda melhor"

Quarto dia da Trezena é iniciado com homenagens na Baía de Guanabara

Imagem peregrina de São Sebastião visita a Ilha de Paquetá

“Eu creio que minha vida vai mudar, pela intercessão de São Sebastião”

São Sebastião: mártir da fé e da caridade

Imagem missionária de São Sebastião é acolhida na Ilha do Governador

"A caridade que trazemos no coração faz bem ao próximo"

Programação da Trezena de São Sebastião 2014

Baixe os materiais da Trezena de São Sebastião 2014



Fotos Galerias: Gustavo de Oliveira

Paróquia São Sebastião, na Vila Militar



Igreja São Sebastião e Santa Cecília, em Bangu

 

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.