Arquidiocese do Rio de Janeiro

33º 21º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 08/12/2019

08 de Dezembro de 2019

Imagem peregrina de São Sebastião visita a Ilha de Paquetá

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

08 de Dezembro de 2019

Imagem peregrina de São Sebastião visita a Ilha de Paquetá

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

10/01/2014 13:17 - Atualizado em 10/01/2014 19:26
Por: Igor Marques (igor@testemunhodefe.com.br) e Nathalia Cardoso (nathalia@testemunhodefe.com.br)

Imagem peregrina de São Sebastião visita a Ilha de Paquetá 0

Imagem peregrina de São Sebastião visita a Ilha de Paquetá / Arqrio

A programação do quarto dia da Trezena de São Sebastião, na manhã desta sexta-feira, dia 10 de janeiro, foi iniciada com o deslocamento marítimo da imagem peregrina. A procissão pelas águas da Baía de Guanabara acontece todos os anos em homenagem aos mortos da chamada Batalha das Canoas, acontecida há quase 450 anos no lugar, entre franceses, portugueses e indígenas, que deu origem à cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, hoje Rio de Janeiro. A comitiva que conduz a imagem foi recebida pelo comandante do Primeiro Distrito Naval, Ilques Barbosa Junior, e outros militares que servem na organização.

temp_title4_dia___Adam_2_10012014115835

"Um dos gestos que temos, durante a nossa Trezena de São Sebastião, é a de rezar pelos falecidos na Batalha das Canoas. E é comum nesse gesto, como também fazemos no Dia de Finados, levar flores para aqueles por quem rezamos. É um gesto que demonstra nosso carinho e nossa oração. Por isso, ao jogar flores no mar, no local onde aconteceu essa batalha, expressamos o carinho e nossa oração por aqueles que faleceram, pedindo que Deus os acolha em Sua glória. E pedimos pela paz na cidade, para que nao haja guerras e sim amor pelo próximo", ressaltou o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.

>>> Quarto dia da Trezena é iniciado com homenagens na Baía de Guanabara

Na chegada ao local, a comitiva seguiu para a Igreja Senhor Bom Jesus do Monte, onde foi recepcionada pelo pároco local, padre Gino Serafim, e membros do Apostolado da Oração, além dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (Mesc) e moradores. Após uma procissão, o arcebispo presidiu a celebração eucarística, que foi concelebrada pelo párocos e padres convidados.
Durante a homilia, Dom Orani contou a história da batalha e da homenagem que acontece durante a Trezena dedicada ao padroeiro do Rio de Janeiro. Lembrou também que a imagem peregrina é uma réplica daquela trazida por Estácio de Sá, que hoje se encontra na Paróquia São Sebastião, na Tijuca, no início da fundação da cidade. 

temp_titleIMG_20140110_WA0055_10012014135703Ao final da celebração, o padre José Laudares, vigário episcopal do Vicariato Urbano, que tem acompanhando a peregrinação, falou sobre a alegria de estar presente. "É uma alegria muito grande estar aqui nessa comunidade e ver como caminham bem, evangelizando e como vivem em unidade com o pároco", disse.

Ainda na Ilha de Paquetá, a comitiva e a imagem peregrina foram à Unidade Integrada de Saúde Manoel Arthur Villaboin, onde Dom Orani visitou as enfermarias e abençoou os que encontrou.

Na parte da tarde, a imagem volta para a região central da cidade com a passagem pela sede da Superintendência Regional da Polícia Federal do Rio de Janeiro.


Fotos: Adam Lopes

Leia também:

“Eu creio que minha vida vai mudar, pela intercessão de São Sebastião”

São Sebastião: mártir da fé e da caridade

Imagem missionária de São Sebastião é acolhida na Ilha do Governador

"A caridade que trazemos no coração faz bem ao próximo"

Programação da Trezena de São Sebastião 2014

Baixe os materiais da Trezena de São Sebastião 2014


Galerias de fotos: Guilherme Silva


Chegada e missa



Visita à Unidade Integrada de Saúde Manoel Arthur Villaboin


R
etorno da Ilha de Paquetá

Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.