Arquidiocese do Rio de Janeiro

37º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 14/10/2019

14 de Outubro de 2019

São Sebastião: mártir da fé e da caridade

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

14 de Outubro de 2019

São Sebastião: mártir da fé e da caridade

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

09/01/2014 15:50 - Atualizado em 14/01/2014 14:39
Por: Igor Marques (igor@testemunhodefe.com.br) e Bruno Tortorella (bruno@testemunhodefe.com.br)

São Sebastião: mártir da fé e da caridade 0

São Sebastião: mártir da fé e da caridade / Arqrio

A imagem de São Sebastião continua peregrinando por diversas instituições e comunidades do Rio de Janeiro. Na manhã deste terceiro dia de visitas, 9 de janeiro, a comitiva iniciou as atividades no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), no Centro.

Dentre as autoridades presentes, participaram do ato o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta; o comandante geral, Sérgio Simões; o capelão local, padre Sérgio Marcos Ferreira, e o vigário episcopal do Vicariato Urbano, padre José Laudares de Ávila

 Ao encontro do rebanho

temp_titleDSC_0181_09012014153810O segundo lugar a receber a visita da imagem, nesta quinta-feira, foi à sede da Polícia Civil, no Centro. Além da comitiva, participaram do momento celebrativo, a chefe da Polícia Civil, delegada Martha Rocha, o padre Omar Raposo e diversos delegados e policiais.

Antes de dar início a celebração, Dom Orani fez questão de ir ao encontro de seu rebanho. Distribuindo sorrisos, ele conversou com a equipe da Polícia Civil e com os fiéis presentes.

“Todo mundo diz que o ano começa depois do Carnaval. Para o Rio de Janeiro, o ano começa com São Sebastião”, frisou Dom Orani ao final de seu discurso.

A delegada Martha Rocha afirmou que a presença da imagem de São Sebastião e do arcebispo fazem a diferença para a cidade do Rio. Além disso, ressaltou a participação de Dom Orani como um “espírito agregador, uma figura exemplar para todos, os católicos e não católicos”.

“Para nós, a vinda de São Sebastião é o início das nossas atividades do ano. Há três anos recebemos a imagem peregrina, é uma grande alegria. Assim sabemos que começamos o ano de uma maneira protegida e acolhedora”, disse.

Dentre as participantes, estava Jucilia Ferreira, de 59 anos, que trabalha numa fábrica de bolos e tortas próxima ao local. Após um diálogo com o arcebispo, Jucilia o entregou um pequeno presente, o que ela afirmou ser “uma forma carinhosa de retribuir a visita”.

“Estava no trabalho, mas saí para participar deste ato emocionante. Dom Orani me perguntou por que eu estava com um toca na cabeça, e logo respondi que trabalhava numa fábrica próxima. Me senti tocada em levar um bolo de laranja, como um pequeno agrado”, declarou.

temp_titleDSC_0238_09012014154103Abençoados por São Sebastião

Recepcionada com incansáveis aplausos e vivas a São Sebastião, a Imagem foi acolhida no terceiro lugar de visitas desta quinta-feira: o Hospital da Ordem Terceira do Carmo, na Lapa.

Após a celebração de acolhida, Dom Orani cumprimentou e interagiu com alguns idosos que estavam no hospital. Esteve presente toda a diretoria da instituição, dentre eles o diretor médico, doutor Gustavo Alcides, que realizou a leitura das preces.

temp_titleDSC_0278_09012014154211São Sebastião: um grande comunicador

Visitando os estúdios da Rádio Tupi, na Gamboa, Dom Orani, com a imagem de São Sebastião, participou do programa Francisco Barbosa, apresentado pelo locutor Haroldo de Andrade. O cortejo foi recebido pelo coordenador de produção da emissora, Luiz Campos.

Na entrada ao vivo, o arcebispo reforçou a ideia de unir forças, pedindo ao Senhor que o carioca possa manifestar o amor ao próximo. “Vamos preparar a cidade, fazendo o bem e praticando a caridade, isso será um grande presente”.


Momentos inesquecíveis

Encerrando as atividades da manhã, o comboio partiu em direção da Catedral de São Sebastião, no Centro, onde visitou as dependências da Cáritas Arquidiocesana e do Banco da Providência.

Na chegada à Catedral, felizardos turistas que visitavam o templo tiveram a oportunidade de contemplar a imagem do santo mártir. Esteve presente o pároco local, monsenhor Aroldo da Silva Ribeiro.

temp_titleDSC_0351_09012014154327A imagem foi entronizada no local pela Maria Regina Brandão, que há 19 anos atua como voluntária do Banco da Providência, que a conduziu até uma das dependências.

“Não tenho palavras capazes de descrever esse momento. É uma emoção muito grande. Foi um momento lindo e primeira vez que tive a oportunidade de carregar a imagem de São Sebastião”, pontuou.

 Cobertura

O passo a passo e últimas fotos da passagem da imagem peregrina de São Sebastião e a comitiva conduzida por Dom Orani estão sendo atualizadas na página oficial da Arquidiocese do Rio de Janeiro e do jornal Testemunho de Fé no Facebook. A Rádio Catedral também está transmitindo momentos com flash ao vivo dos locais de passagem da comitiva.


Fotos: Guilherme Silva

QG Corpo de Bombeiros



Sede da Polícia Civil


Rádio Tupi


Hospital da Ordem Terceira


Banco da Providência


Leia também:

Sob as bênçãos de São Sebastião

Imagem missionária de São Sebastião é acolhida na Ilha do Governador

"A caridade que trazemos no coração faz bem ao próximo"

Dom Orani: “Queremos criar na cidade do Rio de Janeiro um clima favorável para a difusão do amor”

Santa Missa marca início da Trezena de São Sebastião

Transformando corações e vidas das pessoas com exemplos, palavras e ações

Imagem peregrina de São Sebastião leva esperança aos pacientes do INCA

Trezena de São Sebastião abre Ano da Caridade

Baixe os materiais da Trezena de São Sebastião 2014



Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.