Arquidiocese do Rio de Janeiro

37º 19º

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, 14/10/2019

14 de Outubro de 2019

Imagem missionária de São Sebastião é acolhida na Ilha do Governador

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do e-mail.
E-mail enviado com sucesso.

14 de Outubro de 2019

Imagem missionária de São Sebastião é acolhida na Ilha do Governador

Se você encontrou erro neste texto ou nesta página, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente a ArqRio.

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do erro.
Erro relatado com sucesso, obrigado.

08/01/2014 20:56 - Atualizado em 10/01/2014 01:24
Por: Jéssica Pinheiro e Nathalia Cardoso

Imagem missionária de São Sebastião é acolhida na Ilha do Governador 0

Imagem missionária de São Sebastião é acolhida na Ilha do Governador / Arqrio

Na tarde desta quarta-feira, dia 8 de janeiro, a Trezena de São Sebastião continuou sua peregrinação na Ilha do Governador, onde visitou a Capela São Sebastião e São Pedro, em Tubiacanga. No local, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta presidiu uma celebração missionária.

Em seguida, a comitiva seguiu para unidades do Departamento Geral de Ações Sócio Educativas (DEGASE): A Escola João Luiz Alvez, os centros de socioeducação Prof. Antonio Carlos Gomes da Costa e Dom Bosco, que abrigam os jovens privados de liberdade. Dois alunos da Escola João Luiz Alves receberam a imagem missionária, enquanto o hino de São Sebastião era cantado por outros jovens.

No Centro Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (CENSE-ACGC), Dom Orani recordou as injustiças vividas por São Sebastião, lembrando que tudo é possível e, propôs que optemos sempre pelo bem. 

“A Palavra de Deus nos lembra: cumpre a lei de Deus quem ama o próximo, e quem ama o próximo faz o bem ao outro”, disse ele enfatizando que a mensagem que deve marcar o coração dos jovens é a da possibilidade de se viver na fraternidade e assim ser feliz.

José Augusto Gonçalves Ferreira, diretor adjunto do (CENSE-ACGC), ressaltou a importância de receber a imagem missionária na Unidade:

“Nós trabalhamos com uma parte da população que é muito excluída pela sociedade, então todas as inciciativas que visem a promoção humana e social desses jovens são bem-vindas. Vemos uma carência muito grande nessa parte religiosa, então já que é feito esse trabalho aqui dentro da nossa unidade, é muito importante essa continuidade”, declarou ele.

temp_titleDSC_6195_08012014220056
CENSE Dom Bosco

A imagem seguiu para o Centro Socioeducativo Dom Bosco e foi recebida pelo diretor adjunto Flávio Artur Alves da Cunha, que acompanhou a celebração realizada pelo arcebispo.

Ao lado da comitiva durante todo o dia de visitas, esteve o Padre Alex Siqueira, vigário episcopal do Vicariato Leopoldina e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador, e o Padre José Laudares, vigário episcopal do Vicariato Urbano, que em um dos momentos no DEGASE, citou São Sebastião como exemplo de quem dá a vida por amor.

Promoção da vida

A peregrinação continuou no centro geriátrico da Força Aérea Brasileira, a Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG), que é referência no atendimento à terceira idade. Recebida pelo diretor da unidade, o coronel Antônio Carlos de Melo, a imagem do padroeiro seguiu para a capela do hospital onde foi realizada a celebração missionária.

temp_titleDSC_6242_08012014220411
Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes 

Cuidadora de idosos da Casa Gerontológica, Sara Alceia de Oliveira, frisou a gratidão como maior recompensa pelo trabalho que exerce:

“Eu trabalho com idosos desde os 12 anos e, sempre fui muito carinhosa e dedicada a eles. E no ano da caridade, no qual devemos exercer  ainda com mais amor essas práticas, é maravilhoso poder receber a imagem de São Sebastião aqui”, declarou.

A comitiva seguiu para o Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG), onde foi recebida pelo Capelão Padre Ronaldo Eustáquio dos Santos. Durante a celebração realizada na capela do hospital, dedicada a Nossa Senhora Aparecida, Dom Orani mencionou o Papa Francisco, lembrando que ele nos ensinou a tratar com delicadeza e respeito as pessoas, não esquecendo de usar as palavras 'com licença, por favor e obrigado'. 

Em frente ao cemitério do Cacuia, a comitiva fez uma breve parada, na qual foram feitas orações pelos fiéis defuntos. De lá, seguiu para a Matriz de São Sebastião, em Cocotá, sendo recebida com muita alegria e animação pelos fiéis. Na igreja o arcebispo presidiu a Santa Missa, concelebrada pelo pároco local.

>>> Veja a programação completa


Leia também:

"A caridade que trazemos no coração faz bem ao próximo"

Dom Orani: “Queremos criar na cidade do Rio de Janeiro um clima favorável para a difusão do amor”

Santa Missa marca início da Trezena de São Sebastião

Transformando corações e vidas das pessoas com exemplos, palavras e ações


Imagem peregrina de São Sebastião leva esperança aos pacientes do INCA

Trezena de São Sebastião abre Ano da Caridade

Baixe os materiais da Trezena de São Sebastião 2014


Galerias de fotos: Gustavo de Oliveira

CENSE Dom Bosco



CENSE Prof. Antonio Carlos Gomes da Costa


Centro Gerontológico


São Sebastião em Tubiacanga


São Sebastião em Cocotá





Leia os comentários

Deixe seu comentário

Resposta ao comentário de:

Enviando...
Por favor, preencha os campos adequadamente.
Ocorreu um erro no envio do comentário.
Comentário enviado para aprovação.